Tamanho do texto

Colunista do Delas, o preparador físico Vinícius Possebon dá dicas de como recuperar o ritmo depois de alguns dias ou semanas de puro sedentarismo

Uma das grandes dúvidas que o preparador físico Vinícius Possebon recebe vem de pessoas que precisam recuperar o ritmo, ou seja, estiveram paradas e sem fazer atividade física por muito tempo e acabaram entrando na famosa “inércia”, que torna difícil o retorno para a atividade física. Segundo o colunista do Delas , é muito importante fazer exercícios de aquecimento antes de qualquer treino.

Leia também: Treino de pernas: aprenda série de menos de 4 minutos para fazer em casa

Segundo Possebon, é possível retornar os treinos e o ritmo por meio de exercícios que duram entre 5 a 15 minutos
Shutterstock
Segundo Possebon, é possível retornar os treinos e o ritmo por meio de exercícios que duram entre 5 a 15 minutos

Defensor da ideia de que não é necessário passar horas na academia, Possebon explica que é possível retornar aos treinos por meio de exercícios que duram entre 5 a 15 minutos. “Ao contrário do que muitos pensam, os treinos de 15 minutos são para iniciantes, pois duram um pouco mais, e os de 5 minutos costumam ser muito intensos, para quem já está preparado”, explica o especialista. Para ensinar como fazer um treino voltado a recuperar o ritmo , o preparador físico lista quatro movimentos rápidos que somam apenas 1 minuto e 20 segundos.

Corrida Parada: 20 segundos

Polichinelo: 20 segundos

Agachamento 90º: 20 segundos

Movimento de braços: 20 segundos

Possebon ensina que os movimentos devem ser feitos de maneira leve. “O movimento de braços é basicamente girar os braços para frente e para trás”, resume. “O propósito desse tipo de aquecimento é elevar a temperatura do corpo e lubrificar as articulações”, ressalta, ensinando que esse treino pode ser feito antes de outro mais intenso, ou simbolizar o retorno ao dia a dia de treinos.

Leia também: Treino para recuperar o "pé na jaca" da Páscoa em 11 minutos

“Ele é apenas um aquecimento e não deve ser a única forma de treino, a não ser que você tenha passado por um período muito longo de sedentarismo”, conta Possebon, que reforça a importância de ter uma consulta com o médico antes de voltar a praticar exercícios físicos.

Mesmo que o aquecimento seja uma ótima forma de recuperar o ritmo de vez, Possebon finaliza dizendo que é preciso fazer exercícios de aquecimento sempre. “Mesmo quando você está com o treino em dia”.  Para ver mais dicas de exercícios para fazer em casa, siga a coluna de Vinícius Possebon no Delas .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.