Nossa imunidade é o que protege nosso corpo de várias doenças. Manter uma rotina equilibrada, com alimentação adequada e de qualidade, consumir diariamente as necessidades de macro e micro nutrientes é fundamental para ajudar as pessoas a se tornarem sempre sua melhor versão.

Esses dias de quarentena tem sido muito desafiadores por aqui também. Eu já sou super atenta à minha alimentaçao, sou celíaca, e imagino que até mesmo quem não era tão focado nisso, nesse período de isolamento deve ter tido contato com tantas questões sobre a saúde do corpo e da mente. Mais do que peso ideal, estar feliz com o corpo, acredito que temos que fortalecer nosso organismo, com alimentos e atividades que ajudem na imunidade.

Leia também: 11 coisas para fazer na cidade no aniversário de São Paulo. Tome nota!

Elegemos 7 dicas para esse tempo de quarentena para estar com disposição e saudável:
Divulgação
Elegemos 7 dicas para esse tempo de quarentena para estar com disposição e saudável:


Conversei a Aryane Garcia, fundadora da Gliti Hair, que tem como preocupação central em seu negócio o bem estas das mulheres. Elegemos 7 dicas para esse tempo de quarentena para estar com disposição e saudável:

Você viu?

  1. Atividade física, de qualquer forma, uma caminhada pela manhã ou final da tarde. Lembro que após uma semana em casa sem sair, na primeiras caminhadas, minhas mãos incharam e minha perna ficou vermelha. Meu médico disse que era circulação, que meu corpo estava sentindo falta de se exercitar, por isso não abro mão de qualquer exército físico. Vale inclusive tarefas domésticas que aprendi na quarentena a me refazer como dona de casa. E isso foi maravilhoso! Encontro panelas que não sabia que existiam.
  2. Cuido do corpo, mas também da mente. Cuide dos pensamentos e esteja sempre otimista e positiva. A melhor coisa num momento de crise é ter a mente livre de pensamentos que bloqueiam nossa felicidade.
  3. Vitamina D – nos intervalos do home office, tome sol, pode ser por apenas 30 minutos, sempre antes das 10h da manhã ou após as 16h. Esse momento é muito relaxante e me acalma. Mas não abro mão da minha suplementação, ela me garante a dosagem correta no meu organismo. Procure seu médico e busque também uma reposição.
  4. Alimentação – Café da manhã reforçado e estou me alimentando com mais calma, sem pressa com horário. Também passei a usar garrafinhas de água de 200ml e dessa forma, controlo a quantidade ao fim do dia. A água tem um poder incrível em nosso corpo. Meu rosto está muito mais hidratado depois que passei a ingerir 10 garrafinhas de 200ml por dia.
  5. Criei o hábito do suco de limão. Espremo de 4 a 6 limões no café da manhã e bebo ao longo do dia bem gelado e ainda acrescento cubos de gelo. É refrescante e rico em Vitamina C.
  6. Cuido diariamente da organização da minha casa. Mantenho os ambientes limpos sem neura ou frescura. É uma dádiva poder cuidar do nosso lar, e antes eu desconhecia essa satisfação. Faço uma limpeza geral 1x por semana e adotei o hábito de deixar os calçados na porta de casa. Coloquei álcool em gel, máscaras e sandálias descartáveis na entrada do apartamento. Ao sair, para eventuais necessidades, separo minhas roupas na lavanderia e corro para o banho. Na verdade esse era um hábito que aprendi com minha mãe sempre que chegava de algum lugar muito cheio. Só apliquei na minha rotina diária.
  7. O detalhe nas minhas caminhadas é que optei por não ouvir música, mas sim o som do universo, vento, passarinhos e pessoas se movimentando dentro de casa. É um momento de observação do quão importantes somos para a comunidade. Você se sente livre e fortalecida. Conecto meus pensamentos com Deus e então minhas ideias fluem com mais naturalidade. Aprendi a conquistar uma vida leve, apesar da mente inquieta de empreendedora.


Conheça alimentos para reforçar a imunidade

Leia também: São Paulo e sua gastronomia. Peça delivery dos restaurantes da cidade!

Conheça alimentos para reforçar a imunidade
Divulgação
Conheça alimentos para reforçar a imunidade


Além de hábitos saudáveis, existem os melhores alimentos para reforçar imunidade neste período. Consultando a opinião dos nutrólogos Dr. Alisson Melo e Dr. Elifas Rodrigues, fundadores da Clínica Benessere, a primeira indicação é consumir cinco porções por dia, sendo três de frutas e duas de vegetais.

Nas frutas, escolha as cítricas como laranja, acerola e tangerina, que são ricas em vitamina C, um antioxidante que aumenta a resistência do organismo. Nos vegetais, dê preferência aos escuros como espinafre, couve, brócolis, que são ricos em ácido fólico, nutriente que ajuda na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Confira abaixo uma lista completa para deixar sua imunidade lá em cima:

  • Cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha) - são ricos em zinco, mineral importante para o sistema imunológico;
  • Oleaginosas como castanhas, amêndoas e nozes são ricas em zinco e vitamina E, que em conjunto com a vitamina C tem um papel antioxidante importante no nosso sistema de defesa;
  • Alimentos ricos em ômega 3, que pode ser encontrado no salmão, linhaça, azeite. O Ômega 3 é um importante anti-inflamatório natural, que também tem um papel especial na defesa do organismo;
  • Gengibre- queridinho da culinária japonesa e suco verde, além de ter vitamina C e B6 ainda tem propriedades bactericidas;
  • Cebola e alho – são os alimentos que dão muito sabor à nossa comida, ricos em alicina, um princípio ativo que tem benefícios medicinais contra vírus, bactérias e fungos;
  • Óleo de coco – rico em ácido láurico e ácido cáprico, tem propriedade de modular o sistema imunológico, agindo contra vírus, fungos e bactérias
  • Batata yacon – ajuda na regeneração da flora intestinal - que tem total relação com a nossa imunidade. Por isso tão importante ter um intestino saudável;
  • Lichia – uma fruta muito peculiar, originária da Ásia, de sabor muito delicado. Muito rica em vitamina C, além de antocianinas, antioxidante importante na imunidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!