Chegar em casa e sentir-se bem, amparado no seu refúgio pessoal. Além das possibilidades de reforma, como troca de revestimentos, iluminação ou pintura, que tal apostar em trocar seus móveis como uma forma de renovação? Uma das maiores dúvidas: comprar armários prontos ou contratar uma marcenaria/empresa de planejados? Antes de avançarmos entenda suas necessidades e avalie os móveis que você já possui (se for o caso). Veja a seguir as vantagens ou desvantagens de cada situação.

Móveis planejados ou marcenaria

Existem diversas empresas que atendem públicos e preços variados, deixando para trás o conceito de que somente determinadas classes sociais podem adquirir tais produtos. A qualidade do material-base (como o MDF), mão-de-obra qualificada, variedade de cores e o valor agregado – principalmente em relação ao atendimento do cliente – são os pontos que norteiam a diferença de valores. Um mesmo desenho de armário pode ter grandes variações dentro desta categoria. Abaixo, apresento uma lista para melhor esclarecer:

§  lojas de planejados oferecem bons descontos e facilidades de pagamento, normalmente com juros, além de possuírem lojas físicas. Quanto mais ambientes contratar, melhores serão as facilidades de negociação. Em relação à marcenaria o pagamento em geral se dá em duas vezes: sinal de 50% para a compra de material e 50% após a entrega. Marcenarias em geral não possuem loja física e existem muitas empresas no mercado que não emitem nota fiscal. Sempre temos exceções, claro, pois não é uma regra; 

§  a otimização dos espaços nos armários é muito mais completa: você adapta de acordo com suas necessidades, aproveita cada espaço do seu imóvel e, internamente, você pode utilizar acessórios, prateleiras, entre outros que precisar; 

§  uma das desvantagens é, caso mude de imóvel, a adaptação será mais complexa, devido a mudança da planta: ou seu móvel não caberá em casa, ou necessitará contratar a mesma empresa para realizar possíveis modificações. Geralmente o custo disso é bem elevado;

§  outra desvantagem é que você não poderá mudar a disposição dos móveis fixos, ainda mais se eles forem totalmente realizados sob medida para determinada parede.

Dica da Helô: se possível, solicite à loja ou marcenaria fabricar os armários como moduláveis, entre 1m e 1,50m. Desta forma, você conseguirá adaptá-los melhor em configurações futuras.

Móveis prontos

Os móveis considerados prontos são fabricados em larga escala, sem possibilitar adaptações e, assim como mencionado acima em planejados/marcenaria, existem diversas opções de lojas no mercado que podem atender todos os cenários orçamentários.

§  lojas populares: a qualidade do produto normalmente é baixa, utiliza o mínimo de encaixes e estruturação, podendo comprometer a rigidez e a estética do móvel com o passar do tempo. A vantagem é o baixo custo e a facilidade de parcelamento através de crediários. Cuidado com os juros altos em parcelamentos maiores que dez vezes. 

§  lojas de alto padrão: a madeira utilizada geralmente é maciça, com qualidade e design únicos. Muitas peças são assinadas por designers, o que agrega valor. Um móvel dessa linha pode ser passado de geração para geração, se bem conservado. O preço equivale ao gabarito do produto, podendo até ser maior do que um planejado/ marcenaria. 

§  lojas online: corre o risco das cores e dos acabamentos serem totalmente diferentes das fotos apresentadas, destoando da decoração. Além de disso, caso tenha algum problema na entrega, a comunicação é mais complicada e de difícil resolução. Leia as regras e tire todas as dúvidas antes de adquirir o produto. 

§  cuidado com fretes: dependendo da localidade, a entrega do seu móvel novo pode sair muito caro e, em sua maioria, a montagem não está inclusa. Opte sempre por empresas que realizam a montagem, pois nesses casos elas oferecem garantias de possíveis erros de encaixe das peças. 

§  outro cuidado: muitos móveis soltos podem parecer desconexos na decoração. Atente-se sempre as cores e texturas, utilizando artifícios como quadros, tapetes e pintura de parede para conseguir tais conexões. 

§  a altura e largura dos armários são limitadas, fazendo com que você não aproveite o espaço do piso até o teto, ou também a largura total disponível na parede.

Diferença de valores

undefined
ProjetoTy.me | Arquitetura e Interiores
Quarto idealizado com o móveis prontos de acordo com o budget do cliente

O quarto abaixo foi idealizado com móveis prontos. O investimento total, nesta configuração, ficou em R$5.450,00 adquirido em uma loja online. Com marcenaria, a mesma composição ficaria em R$10.600,00.

Dica da Helô: antes de realmente decidir o que fazer, busque  informações sobre cores , acabamentos e decoração em sites ou revistas especializadas. Elas servem como inspiração. Continua perdido? Um excelente arquiteto ou designer de interiores pode te ajudar. Opte por empresas sólidas no mercado ou por boas indicações. Pesquise na internet e atenção aos sites de reclamação voltados para o direito do consumidor. Boas compras.

Leia também:

Você sabe como explorar as cores em espaços menores no seu apartamento?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!