Sob o mode Amo Moda Amo Brasil – criado antes da Copa do Mundo, a 44ª edição da São Paulo Fashion Week aconteceu com desfiles espalhados em diversos pontos da cidade de São Paulo e na Bienal do Parque Ibirapuera. Com uma proposta alegre e otimista, estilistas e grandes marcas apresentaram coleções descomplicadas e de grande acesso a todos, no quesito, uso no dia-a-dia em 35 desfiles com foco no verão 2018.
Leia também: 5 peças básicas que valorizam qualquer tipo de corpo
Pudemos observar nessa Fashion Week , peças com muita fluidez, movimento, transparência, mistura de texturas, contrastes de elementos, suavidade nos tons, leveza nas cores, com uma pitada de moda retrô. Traduzindo tudo isso:
Movimento, tons claros, mistura de tecidos e texturas, recortes, assimetria, leveza na composição e conforto.
Por falar em conforto, a proposta “oversized” (tudo mais larguinho), foi muito vista nas passarelas, bem como, os macacões.
Além dos tons pastel já mencionados, o contraste de tons fortes como azul, verde e laranja também foram vistos em várias coleções, em brincadeiras de texturas de diferentes tecidos, incluindo o velho e bom tricô. Xadrez e listras apareceram sintonizados e dispostos como pouco se via antes.
Nos pés, rasteiras, saltos baixos, saltos quadrados e sandálias de amarrações foram os mais mostrados.
O monocromático também se fez presente, bem como as estampas e o mix de estampas.
O básico misturado com aplicações, fru-frus, pochetes em forma de cinto, chalés em forma de saia, camisas assimétricas e desconstruídas, também ocuparam seus lugares em uma temporada descomplicada e de moda para todos.
E já que a moda é para todos, a São Paulo Fashion Week N44, destacou por diversos momentos o tema: Beleza para todos, e foi possível ver 3ª idade, plus size, e diferentes gêneros e etnias nos desfiles.
Um dos pontos altos dessa edição, foi a alta costura em contraste a modelos aborígenes.
Verdadeiras obras de arte ilustraram vestidos de festa, com tecidos recortados em contrastes com formas e peles, bem como a delicadeza dos bordados aplicados a transparência do tule.
E como a edição traz o verão, não posso deixar de destacar a moda praia, também descomplicada, com saídas que vão desde calça, até saia, ou até mesmo os “antigos” maiôs, hoje chamados de “body” que já estavam presentes nos últimos verões, porém que ganham formas novas e esvoaçantes.
Aproveito para acalmar as mulheres que se preocupam com a beleza, pois em conversa com maquiadores e cabelereiros durante a semana da moda, posso afirmar que a estação é da beleza natural. Tanto na maquiagem, quanto nos cabelos, o menos é mais.
“Pele iluminada com ar de praia, olhos ou boca marcada, sobrancelhas mais naturais e levemente despenteadas, são as apostas do verão 2018!” – afirma Rodrigo Costa, responsável pela beleza dos desfiles de várias marcas, com quem conversei nos bastidores.
Leia também: Meio coque no estilo "Acordei e sai"
Para fechar, modismos como meia e sandália, botas longas no estilo Peep toe (com dedinho de fora), lenços, franjas, cetim, alfaiataria desconstruída, bermudas e blazers mais largos e poucos acessórios.
Mais descomplicado, impossível. Moda eclética, democrática, fácil de usar, sem grandes criações no estilo “apenas passarela”, muito frescor, um “quê” retrô e romântico, praticidade, reciclagem, cores, multicultura, fizeram da São Paulo Fashion Week N44 uma das propostas mais descomplicadas que vi nos últimos 6 anos / 13 edições. Quer saber mais sobre estilo descomplicado? Não deixe de acompanhar a coluna de Cacá Filippini aqui.