Quando pensamos em batom, logo nos vem à mente um batom vermelho, daqueles bem poderosos, não é mesmo? Mas muitas vezes não sabemos como obter um resultado impecável com um batom escuro. Também, é comum que nos bata a dúvida quanto ao tom e até mesmo, ao look.

Leia também: Como cuidar da pele do rosto no frio?

Colunista Cacá Filippini mostra como acertar no batom escuro
Foto: Claudio Paulino/Make: Elton Tadheu/Ensaio Studio Tez
Colunista Cacá Filippini mostra como acertar no batom escuro


Por isso a coluna desta semana. Vamos descompliar a ideia de usar batom escuro para você arrasar no make por aí!

Em alta

Tendência nessa estação, os batons escuros ganham novos tons como vinhos escuros e pretos. Isso mesmo, pretos! O batom vermelho , clássico, permanece nos lábios e pode ser usado de forma mais casual ou para trazer ainda mais glamour ao look da noite.

Embora no passado o tom escuro fosse mais usado à noite, ele também pode ser usado no dia-a-dia, desde que esteja em equilíbrio com o seu visual, num todo. O segredo é se atentar aos detalhes. O truque do menos é mais, super funciona. Então makes mais naturais, podem ser finalizadas com bocão, sem medo!

Mas se você ainda assim gosta de algo mais forte nos olhos, não tem problema, equilibre com um look mais clean ou com poucos detalhes.

Dicas para não errar e ainda valorizar o make

O batom mais escuro exige alguns cuidados simples; confira:

undefined
shutterstock
Batons mais escuros combinam com diversos tons de pele

- Para não errar na aplicação: aplique um contorno labial antes, no mesmo tom ou aproximado ao tom do batom, sempre rente à linha dos lábios. Isso fará com que o batom não vaze e não crie pequenos borrões no contorno da boca.

- Para não errar na combinação das cores: Prefira os tons marrons e bege para os olhos e não use blushes rosados. Opte por tons alaranjados e bronzers.

- Para diminuir o volume: opte por um tom mais escuro, fechado. Assim sua make estará harmônica e não só “boca”.

- Para aumentar o volume: Combine o tom escuro de sua preferência a um tom nude aplicado no meio dos lábios e finalize com gloss somente no lábio inferior.

Lembre-se que peles claras ficam ótimas com tons mais quentes e as peles morenas ou bronzeadas, com tons alaranjados ou coral. As negras podem abusar do vinho, vermelho queimado e vermelhos mais puxados para o uva. Fica maaaara!

Batom x dentes 

Por fim, você sabia que a cor do batom também pode interferir o sorriso?

Em conversa com o maquiador Elton Tadheu, ele nos conta que, por exemplo, quem deseja valorizar os dentes, deixando-os com aspecto branquinhos, deve apostar em batons com cores mais fortes como vermelho, laranja e vinho. Já os tons amarronzados, como chocolate, caramelo e roxo, deixam o sorriso mais triste e escurecido.  Para conferir um sorriso mais jovial o gloss funciona bem nesse sentido.

Leia também: Como não cair em armadilhas com um clareamento dental caseiro

Fotos mostram como a cor do batom interfere no sorriso
Divulgação
Fotos mostram como a cor do batom interfere no sorriso

O primeiro detalhe real que devemos entender é que se os seus dentes não são totalmente brancos, eles não ficarão brancos por conta do batom, mas eles irão ficar mais claros, sendo eles esbranquiçados ou amarelados, sempre nos tons mais claros. 

Em termos de tons, os vermelhos e rosados e vinhos são as cores que darão maior contraste e assim deixá-los mais claros.

Gostou das dicas para arrasar no batom escuro? Acompanhe a coluna Estilo Descomplicado aqui no Delas  e veja toda as dicas de Cacá Filippini para arrar no make e no visual. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!