Tereza Ribeiro define-se como uma eterna estudante, apaixonada pelas linhas: as escritas e as bordadas. Compartilha sua paixão pela etiqueta no perfil @etiquetainteligente como uma forma de espalhar pequenas gentilezas e delicadezas pelo seu caminho.

Tereza Ribeiro está a frente do perfil @etiquetainteligente
Reprodução
Tereza Ribeiro está a frente do perfil @etiquetainteligente


Ela tem como maior propósito difundir a etiqueta como um “saber útil e não fútil” capaz de simplificar e facilitar nossas relações, e é a nossa entrevistada da vez da coluna. 

1. O que é mesa posta para você?

Tereza Ribeiro: Mesa posta é, no seu sentido mais amplo, a prática de compartilhar. Compartilhar significa “ fazer parte de algo com alguém” e , eu acredito que este é o verdadeiro propósito da mesa posta, pois ao redor da mesa, além de partilhar o alimento, nós também compartilhamos a nossa vida. À mesa é construída a história de uma família, e isso é tão forte que, “se qualquer membro estiver ausente, o lugar vazio à mesa é um lembrete mudo da pessoa que falta.” (Visser). E, toda essa simbologia da mas posta representa sensibilidade, o cuidado e o afeto pelo outro.

Você viu?


2. Como você define a etiqueta à mesa?

Tereza: A etiqueta à mesa, de uma forma genérica, ocupa-se do aparato necessário à refeição (incluindo o ordenamento e os critérios de uso) além de normas relacionadas  à manipulação do alimento e ao comportamento à mesa.Ou seja, cuida de todo o cerimonial envolto em uma refeição e se manifesta durante todo o eixo temporal: antes (preparação da mesa); durante (interação à mesa) e pós (desarranjo da mesa). Entretanto, a verdadeira etiqueta à mesa se ocupa não apenas da disposição correta dos utensílios, mas principalemnte da convivência e das relações cultivadas nesse limitado espaço físico que é a mesa de refeições.

Um das dicas compartilhadas por Tereza em seu perfil no Instagram
Reprodução
Um das dicas compartilhadas por Tereza em seu perfil no Instagram


3. Na sua opinião, realizar refeições em torno da mesa fortalece as relações familiares?

Tereza: A troca que ocorre ao redor da mesa não tem apenas a função de demonstrar afeição , mas sim de fortalecê-las. Todo o cuidado, a dedicação e o empenho empregado na preparação da refeição, desde o alimento até a montagem da mesa, não atestam apenas bons sentimentos, mas os fortifica, tomando esses mesmos sentimentos mais vividos, mais completos, mais intensos.

4. Qual a importância da etiqueta nos dias atuais?

Tereza: Costumo dizer que a etiqueta é a busca pela harmonia externa e, para isso, precisamos de respeito. É o saber se colocar adequadamente em cada meio, em cada contexto. É o bom senso para emitir uma opinião e, principalmente, para discordar de um ponto de vista diferente. É reaprender a olhar o outro. Para além de uma série de normas protocolares, nós estamos falando da construção de relações humanas mais sadias, mais verdadeiras e agradáveis. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!