Em tempos de quarentena e isolamento social, pais tem buscado organizar em casa espaços destinados às crianças para realização de atividades escolares e brincadeiras. Vale usar a criatividade e estimular a imaginação dos pequenos.
Leia também: Beluquices entrevista a set designer Luana Prade
Pensando nisso, aproveito para compartilhar algumas dicas sugeridas pela Tramontina e por mim para inspirar os pais:
1- Escolha uma peça da casa que seja segura para montar o cantinho dos brinquedos e de fácil acesso para os adultos. Por exemplo, usar uma caixa de plástico como local para armazenar os brinquedos mais utilizados.
2- Escolha móveis adequados para crianças, como nichos e prateleiras seguros e de fácil limpeza. Evite utilizar materiais que possam machucar crianças.
3- Coloque os móveis de maneira que a criança tenha acesso com as mãos. Deixe ao alcance todos os brinquedos de forma organizada: jogos de tabuleiro para um lado e brinquedos como bonecos e carrinhos em caixas específicas. A criança pode inclusive participar deste processo de organização.
4- Deixe no alto apenas os acessórios que necessitem de um adulto, como tesouras, tintas e brinquedos de vidro, por exemplo. Dessa forma a criança não alcançará o acessório, evitando acidentes.
Você viu?
5- Estimule a criatividade dos pequenos com quadros, lousas e rolos de papel nas paredes, aproveitando inclusive materiais que já tem em casa. Mesas e cadeiras infantis com lápis de cera e cartolina são ótimos para atividades artística e lúdicas.
6- Deixe quebra-cabeças e jogos manuais com fácil acesso e chamando atenção do seu filho. Estes brinquedos são importantes para o desenvolvimento cognitivo e motor dele. Aproveite para acompanhá-lo nas brincadeiras.
7- Deixe fantasias e máscaras engraçadas penduradas em cabides numa altura baixa na parede, para que seu pequeno possa se transformar em princesa ou super-herói em qualquer momento do dia.
8- Pense no conforto para as brincadeiras no chão. Invista em tapetes, colchões e almofadas pelos cantos do espaço kids na sua casa. Nesse caso, vale usar a criatividade e criar “cabanas” usando lençóis e estimulando a imaginação das crianças.
9- Invista em balanços e escorregadores que possibilitem diversão dentro de casa. Existem opções que cabem no seu cantinho de brinquedos e as crianças adoram.
10- Mostre a importância da organização e deixe caixas, gaveteiros e baús disponíveis para guardar os brinquedos. Ao final do dia, ensine a alinhar os acessórios e preparar o ambiente para as aventuras do dia seguinte.
E aí, gostaram das dicas?