Quem nunca se pegou olhando para dentro da janela do vizinho ou se sentiu observado por algum curioso? As janelas nos conectam com o mundo lá fora. Não só nos fazem olhar para a rua como também direcionam nossa atenção para janelas – e o mundo - de outras casas. E como escolher a cortina certa para manter a sedução e a beleza no limite entre o ver e o ser visto?
Leia também - Iluminação indireta é a queridinha para o aconchego em casa
Tirar proveito da luz natural para dentro de casa é maravilhoso! Nada como aquele solzinho entrando de leve, alimentando as plantas e aquecendo nossos bichos de estimação. Quando a luz do sol entra de um jeito ameno, sem castigar os móveis e o piso, dá pra pensar em não colocar cortina. Principalmente se a janela for grande e bonita de ver. Nesse caso a cortina certa é não ter cortina!
Mas se o seu estilo é mais conservador - ou se seus vizinhos são muito bisbilhoteiros – e se a incidência do sol deixa o ambiente quente demais, a cortina é fundamental. Nesse caso, há algumas dicas para você fazer a melhor escolha.
Leia também - Decoração com plantas: inspire-se e traga o verde para dentro de casa
Cortinas lisas
Para a sala de estar, optar por cortinas em tecido de fibra natural é uma ótima pedida. O tecido - linho ou algodão, por exemplo - tem um toque confortável, gostoso e deixa os espaços mais aconchegantes.
O tecido liso é o mais usado, trabalhando com a transparência de um jeito elegante e sóbrio. A dica aqui é nunca usar um tecido muito branco, porque ele reflete a luz de um jeito desconfortável para os olhos.
Cortinas estampadas
Para os mais ousados, as cortinas estampadas são bem-vindas, porque elas trazem personalidade ao ambiente. O desafio aqui é acertar na mistura das cores da estampa. A dica é trabalhar com duas ou três cores no grafismo escolhido, além de optar por um tom similar ou complementar a alguma cor existente no espaço.
Cortinas rolô
Para os quartos e escritórios, a cortina rolô entra como opção prática e neutra. Esse tipo de proposta funciona como um painel que filtra a luz do sol interferindo pouco na espacialidade dos ambientes.
Leia também - Tapetes na decoração: dicas e inspirações
A cortina certa é aquela que combina com sua casa e seu jeito de ser, já que não existem regras a serem seguidas. O importante é entender se você gosta de mais ou menos luz natural entrando em casa e como essa luz natural – junto aos olhares dos vizinhos - deve ou não ser filtrada. Qual a sua escolha? Para saber mais sobre Arquitetura e Design, siga a coluna de Nara Grossi aqui no Delas .