Tamanho do texto

Tapetes são itens essenciais para trazer aconchego e charme aos ambientes. Veja as dicas da arquiteta Nara Grossi para acertar na escolha

Não é só o tapete vermelho que faz nosso coração bater mais forte. Na vida real, dá pra trazer emoção para dentro de casa, apostando nos tapetes na decoração . Além de trazer aconchego e a sensação de conforto, eles têm um papel complementar importante para a composição dos ambientes, preenchem os espaços trazendo a impressão de que a decoração da casa está mais completa e bem resolvida. Na sala, por exemplo, os tapetes ajudam a delimitar os espaços e podem, até mesmo, ser o elemento de estaque em sua decoração.

Leia também: Red Carpet - Os vestidos das estrelas no Globo de Ouro 2017

Para escolher o tapete certo para o seu espaço, ou até mesmo para decidir se você deve ou não apostar nos tapetes na decoração de um ambiente específico, é legal levar alguns pontos em consideração. Em pisos cerâmicos (frio), você pode e deve abusar dos tapetes. O mesmo vale se você não ama o piso da sua casa; o tapete pode entrar como um elemento que trará mudanças simples deixando o ambiente mais interessante.

Os tapetes na decoração de casa trazem charme e aconchego aos ambientes
Reprodução/Pinterest
Os tapetes na decoração de casa trazem charme e aconchego aos ambientes


Passadeiras também são peças bem interessantes e coringas. Elas criam uma ocupação super bonita e diferente nas circulações. O ideal nesse caso é optar por cores mais escuras, assim o tapete se mantém com melhor aparência.

Tapetes lisos

Os tapetes na decoração de casa dão aquele charme e aconchego aos ambientes
Reprodução/Gema Arquitetura
Os tapetes na decoração de casa dão aquele charme e aconchego aos ambientes


Os tapetes lisos são os mais fáceis para serem usados. Em cores neutras, como o cinza ou o marrom médio, eles não comprometem nem interferem no mobiliário existente. Agora, se quiser dar aquela levantada no visual dá pra escolher os tapetes em cores mais quentes, como os terrosos ou berinjela.

Os de pelo mais baixo são mais fáceis para limpar no dia a dia. É uma boa escolha para os ambientes de maior circulação. Opte pelos mais felpudos e macios se a ideia é pisar descalço ou “se jogar” no chão de vez em quando. Para espaços de televisão fica uma delícia!

Leia também: Decoração com plantas: inspire-se e traga o verde para dentro de casa

Tapetes felpudos são excelentes nas salas de tv
Reprodução/Pinterest
Tapetes felpudos são excelentes nas salas de tv



Tapetes listrados ou geométricos

Tapetes geométricos são uma ótima escolha para trazer personalidade ao ambiente
Reprodução/Pinterest
Tapetes geométricos são uma ótima escolha para trazer personalidade ao ambiente


A escolha por tapetes geométricos dão mais personalidade para os ambientes. Essa opção vai bem quando o espaço já tem um mobiliário neutro, sem grandes variações de cor. Nesse caso, um belo desenho geométrico ou listrado – seja em preto e branco, seja colorido – tem o poder de dar aquela levantada no seu espaço.

Essa opção continua sendo uma escolha fácil. Para não errar opte por grafismos que utilizem apenas duas cores, como por exemplo: preto e branco; palha e azul; bege claro e branco sujo; tons de cinza.

Tapetes étnicos ou estampados

Tapetes étnicos e estampados são ótimos para combinar com móveis de madeira
Reprodução/Gema Arquitetura
Tapetes étnicos e estampados são ótimos para combinar com móveis de madeira


Essa opção é a mais ousada e talvez a mais maravilhosa! Pessoalmente eu amo quando encontramos essa combinação perfeita entre a estampa no tapete e os demais elementos da decoração. O segredo está no entendimento dos tons que estão sendo misturados. A ideia nessa proposta é abrir a cabeça e não se preocupar tanto se está tudo combinando.

Para um ambiente onde a maioria dos móveis é em madeira, os estampados e étnicos são uma ótima escolha. Algumas tapeçarias étnicas são tão incríveis que vale tirar do chão e pendurar na parede.

Leia também: Cultura e boa arquitetura para curtir uma folga em São Paulo

Tapetes na decoração podem dar o toque final no seu espaço. Qual é o seu estilo? Veja mais dicas de Arquitetura e Desing na coluna de Nara Grossi no iG

    Leia tudo sobre: casa