Colocar quadros na parede nem sempre é fácil. Aqui no nosso escritório sempre ouvimos dos clientes e amigos que escolher o lugar, a altura e a moldura certos para os quadros é um grande desafio. É comum bater aquela dúvida do que pode ou não pode, do que combina com o quê, se fica bom misturar molduras diferentes ou se deve seguir um padrão.
Leia também: Aposte em paredes coloridas para mudar o visual e o astral da sua casa
O que vou falar hoje é justamente que não é tão complicado assim, e que esse processo de montagem e colocação dos quadros na parede pode ser bem divertido! Uma dica importante é que os quadros não precisam necessariamente estar pregados na parede. Podemos criar composições sobre móveis, estantes ou prateleiras.
Como escolher os quadros?
Para deixar as paredes cheias de personalidade, você pode emoldurar desenhos, fotos e até mesmo papéis pelos quais você tenha afeto, que te leve pra algum lugar de sua memória, traga lembranças daquela viagem de férias ou de algum encontro familiar especial, por exemplo.
Para começar, separe tudo que gostaria que estivesse exposto nas paredes de sua casa. Feito isso, faça agrupamentos por tema, por exemplo: fotos antigas de família, fotos de viagem, cartões postais de viagens, desenhos da infância dos filhos ou sobrinhos, gravuras de artistas, papéis especiais... e por aí vai.
Leia também: Decoração com plantas: inspire-se e traga o verde para dentro de casa
Qual a moldura certa?
A primeira coisa é ter bastante liberdade nessa escolha, mas se você não quer correr o risco de errar vá para as molduras brancas ou de madeira clara com acabamento liso. Se você for daqueles que gosta de ousar e misturar é legal optar por uma maioria lisa e usar um ou dois quadros com molduras em relevo ou coloridas. O tema escolhido pode te ajudar no tipo de moldura.
Dica: para fotos antigas de família usar dois quadros com moldura dourada fosca, enquanto os demais são brancos ou em madeira, pode ficar interessante.
E agora? Como organizá-los na parede?
Para compor os diversos quadros juntos em uma mesma parede, ou mesmo apoiá-los em prateleiras, tente sempre trabalhar com tamanhos de quadros diferentes. Dessa forma é possível sair do óbvio e da monotonia no excesso de alinhamento.
Dica: quando a escolha for pregar os quadros , comece com uma composição no chão. Assim você ficará mais seguro ao organizar essa disposição antes de fazer os furos de forma errada.
E aí? Vale começar a revirar as gavetas e caixas para escolher os desenhos e fotos favoritas e pensar em quadros na parede? Sua casa vai agradecer essa ocupação! E para saber mais dicas de Arquitetura e Design, acompanhe a coluna de Nara Grossi no Delas .