No Brasil, em alguns estados a quarentena já chegou ao fim. Em outros estará terminando em breve. E como ficam as crianças com o final da quarentena? Sobre isso o que eu posso dizer é que, acabou, mas não acabou.

Dentro do que é possível, os pais devem demonstrar segurança e conhecimento da situação, para que os filhos sintam-se seguros também
shutterstock
Dentro do que é possível, os pais devem demonstrar segurança e conhecimento da situação, para que os filhos sintam-se seguros também


A pandemia ainda não está controlada, e o final da quarentena está sendo decretado normalmente em localidades onde teoricamente existe um número de leitos que supre o número de doentes, porém não existe "cura" e nem vacina preventiva, então não acabou.

Como explicar para as crianças o que está acontecendo com o final da quarentena e a maneira como estamos agindo? Falando a verdade, explicando exatamente o que sabemos e também o que não sabemos. Devemos deixar as crianças vivendo dentro da realidade, mas sempre sabendo que os pais estão presentes para apoiá-las e ampará-las.

Para os pais é difícil explicar para os filhos que essa é uma situação da qual eles não têm controle. Mostrar vulnerabilidade para o filho é difícil, o pai não quer ser visto como "fraco", mas esconder das crianças as limitações que continuarão após a quarentena é impossível. Portanto, lidar com a verdade é a melhor solução.

Você viu?

É importante mostrar ao seu filho que embora você não tenha controle da situação, ou seja, você não decide onde quer ir, na hora que quer ir, porque mesmo depois da quarentena muitos locais permanecem fechados, com horários alterados, e várias proibições e limitações, vocês, os pais continuam no comando de suas vidas e de seus filhos.


Dentro do que é possível, os pais devem demonstrar segurança e conhecimento da situação, para que os filhos sintam-se seguros também. Explique ao seu filho quais os locais em que é seguro ir, e os que não são, fale sobre como cumprimentar pessoas, da mesma idade e de outras idades também.

Converse sobre partilhar objetos, comida, roupas, coisas em geral, sobre tocar em superfícies, e frequentar áreas com muitas pessoas. Treine a criança em casa, pode ser através de brincadeiras e jogos, a como praticar distanciamento social e recomeçar a conviver em sociedade no pós quarentena mas ainda tendo que conviver com o vírus.

Criança aprende tudo o que vê, imita os adultos, imitam os pais, seja um exemplo de como você quer que seu filho haja fora de casa nesse momento de tantas restrições. Se a criança estiver preparada dentro de casa, ela não terá problemas em enfrentar as situações que surgem na rua, na casa de parentes, em lojas ou em quaisquer lugares que ela frequente nessa próxima fase da quarentena, mais do que respeitar o distanciamento social, você estará ensinando-a a respeitar o próximo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!