Nessa época do ano muitos pais deparam-se com uma situação difícil e angustiante, adaptar seu filho a escola , ou a uma nova escola, e o que podem fazer para facilitar a vida de seus filhos nesse período?

Leia também: Pós-parto pode representar perigo para a feminilidade da mulher

A adaptação em uma escola nova passa pelos pais, além dos filhos
shutterstock
A adaptação em uma escola nova passa pelos pais, além dos filhos

Bem, primeiro quero falar sobre a adaptação dos pais, sim os pais também tem que se adaptar. Normalmente os maiores problemas estão relacionados a adaptação dos pais e não dos filhos.

A partir do momento que os pais decidem colocar o filho na escola, ou a mudar o filho de escola, começa a adaptação dos pais. Mudanças de horários e rotinas da casa, preocupações do que acontecerá na escola, como seu filho será recebido, se a escolha da escola esta correta e por ai vai.

Você viu?

A criança sente a insegurança dos pais, portanto quando for conversar com seu filho sobre as mudanças que ocorrerão, você deve estar seguro do que esta fazendo, da decisão que tomou, esse é o primeiro passo.

A mãe que gera o filho por 9 meses e depois cuida quase que exclusivamente dele vai sentir a angústia da separação quase do mesmo modo que a criança. Por isso, é importante que se prepare e esteja forte para o momento da adaptação na escola .

Pense em você mesmo tendo que se adaptar a novas situações: emprego novo, nova academia, etc, não é fácil, não é mesmo, e você é adulto, imagine como é para o seu filho. Existem algumas dicas que podem ajudar:

  • Antes de efetivamente iniciar na escola, comece a falar com seu filho. Coisas positivas sobre o novo ambiente que ele vai conhecer;
  • Deixe que a criança participe do processo conhecendo a escola antes do primeiro dia de aula;
  • Fique disponível para responder as dúvidas e dissipar as angústias do seu filho;
  • Esteja ciente que cada criança tem um "tempo" diferente para se adaptar a escola;
  • Não deixe que a criança falte no período de adaptação, isso dificultará a ligação entre seu filho e a escola, caso ele não queira ir, deixe que fique menos tempo que o desejado, mas não falte, geralmente em uma semana ele estará adaptado;
  • Não engane a criança, não sai escondido, explique quanto tempo ele ficará na escola em cada dia, e que você ira embora, mas voltara no horário combinado;
  • Cumpra sempre as promessas de horários;
  • Explique ao seu filho que ele não esta deixando a mãe, e sim conhecendo novos amigos, algumas crianças sentem-se culpadas ao perceberem que estão "abandonando" a mãe e gostando de conhecer novos amigos;
  • Caso o seu filho chore no momento da despedida, procure ter uma reação tranquila e de confiança diante do choro, não chore mais que ele;
  • Ofereça ao seu filho a oportunidade de levar para a escola algum objeto familiar a ele, um brinquedo, um lanchinho, estar com coisas as quais ele esta habituado trara maiá segurança a ele.

A fase da adaptação escolar pode ser difícil, mas uma criança criada com segurança e amor, passara por essa fase sem maiores percalços. Lembre-se, os problemas de adaptação são mais dos pais do que dos filhos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!