As arquitetas do escritório Oliva Arquitetura, dão dicas de como inserir a adega no ambiente sem que ocupe muito espaço.
Divulgação
As arquitetas do escritório Oliva Arquitetura, dão dicas de como inserir a adega no ambiente sem que ocupe muito espaço.



Para muitas pessoas o vinho não é apenas uma bebida, mas uma verdadeira paixão. Sendo assim, ter um local adequado para armazenar o vinho é algo fundamental,no entanto cômodos pequenos podem ser um empecilho. Com isso, confira algumas dicas de como ter uma adega em casa, mesmo em ambientes pequenos.

Como escolher a adega para espaços pequenos

adegas
Foto: Renan Soares

Neste projeto das arquitetas do escritório Oliva Arquitetura, a adega está localizada entre a sala de jantar e a cozinha, que é um espaço super prático para o uso do cliente. No local, é possível encontrar a adega climatizada, que é utilizada para aos vinhos especiais e a adega seca que serve para compor um desenho agradável da marcenaria e armazenar os rótulos mais simples

A escolha da adega vai depender da área livre do local para que seja instalada, além da quantidade de vinho que o morador deseja estocar. Para locais com metragem reduzida, é possível adotar modelos que são comercializados por marcas conhecidas, já que pelo seu tamanho se tornam boas opções, pois geralmente são pequenas e acabam adequando-se ao ambiente desejado. No caso das adegas secas, que não possuem nenhum tipo de tecnologia, pode ser adaptado ao tamanho desejado através de uma marcenaria bem pensada.

Leia Também

Locais para adega

Ao comprar ou montar uma adega, pode surgir a dúvida de onde colocá-la. Geralmente, elas ficam posicionadas em ambientes como sala de jantar, sala de estar e cozinhas, porém a decisão deve ser efetivada levando em consideração o ambiente em que o morador pretende degustar a bebida. “Se a escolha for a varanda, é preciso se atentar à incidência de sol, que pode causar problemas no funcionamento da adega climatizada, como certamente danificará o conteúdo das garrafas”, alerta Fernanda. Outro detalhe importante, que deve ser levado em consideração, é a presença de uma tomada próxima ao local de instalação, já que é comum posicionar o aparelho debaixo de aparadores e em buffets feitos sob medida, por exemplo.

Uma boa maneira de driblar a falta de espaço é embutir a adega em mobiliário feito sob medida, uma solução que não compromete a mobilidade do ambiente. Móveis que exercem a função de divisão, como por exemplo um aparador, têm dimensões suficientes para comportar uma adega. Mas, se não tiver como investir em móveis planejados, a adega pode ficar embaixo de um mobiliário.

Adega personalizada

Adega personalizadas também são boas opções para espaços pequenos. As secas podem ser trabalhadas com muita liberdade, abrindo frente para trabalhar desenhos customizado e que atendam às preferências do morador e o seu acervo de garrafas. Já as adegas climatizadas sob medida exigem uma certa análise no local onde será inserida, pois é acompanhada por uma infraestrutura de equipamentos que servem para manter o clima ideal e conservação dos vinhos. “Ela é super bem-vinda em ambientes pequenos e é muito prática. Porém, esse tipo de adega tem todo um sistema de refrigeração que ocupa um certo espaço. Então, se for ter uma adega personalizada climatizada, é preciso um pouquinho mais de espaço por conta dessa infraestrutura”, finalizam as arquitetas do Oliva Arquitetura.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários