Deixar a casa mais fresquinha no verão é fundamental para o conforto dos moradores. Espaços que recebem luz solar durante maior parte do dia se tornam mais quentes, por isso, investir em soluções que amenizam a sensação de calor são grandes aliadas nesta temporada. Apostar em cortinas de tecidos leves e plantas que aumentam a umidade do ar são ótimas pedidas para refrescar a casa.
Outra ótima alternativa de refrescar os ambientes sem precisar de maiores reformas ou gastar muito: o uso das cores, especialmente as frias. Algumas tonalidades são perfeitas para promover aquela sensação de frescor e bem-estar dentro de casa.
Para auxiliar os consumidores, Talita Kawahara, coordenadora da categoria de tintas da Telhanorte, orienta que é possível sair do tradicional branco das paredes e apostar em tons que, além de serem tendências no mercado, ajudam com as altas temperaturas.
Entre eles está a cartela do verde, que vai desde uma versão clara a mais marcante. “Esse tom é uma boa opção para pintar salas e quartos, pois é capaz de levar frescor aos espaços, além harmonizar com diferentes tipos de decoração. Temos uma variedade no mercado: o menta, que é uma opção mais delicada e o Eclipse, da Suvinil, que remete a naturalidade das plantas. As cores podem ser aplicadas em uma única parede ou em todo ambiente”, aconselha a coordenadora.
Para quem tem receio de usar cores marcantes, o bege ou cinza são versáteis e lindos aliados no combate aos ambientes quentes. As colorações servem como uma base de decoração em tom neutro frio. A tonalidade Neblina Perene, da Sherwin Willians, por exemplo, foi eleita a cor do ano pela marca e destaca o verde acinzentado, interessante em qualquer cantinho da casa, como cozinhas, salas integradas e home office.
Outra opção de cor que garante sensações de alívio e refresco é o azul. "Em sua versão pastel, a tonalidade cai bem nos quartos, criando efeito de amplitude e aconchego ao espaço. Uma opção de escolha é o Melodia Suave, da Coral: um azul claro arejado e suave”, finaliza Talita.