5 dicas para fazer uma decoração vintage na sua casa

A vantagem de uma decoração vintage é que a pesquisa é livre, assim como as ideias. Abaixo listamos algumas dicas para quem pensa em redecorar

Muita gente gosta de decorar, ou redecorar, a própria casa e um estilo que está em alta é o vintage. Decorar um imóvel exige intuição, disposição financeira, pesquisa e respeito ao próprio gosto.

Leia também: Faça você mesmo! 5 dicas para redecorar o seu quarto

Decoração Vintage está em alta. Veja dicas de como fazer na sua casa
Foto: shutterstock
Decoração Vintage está em alta. Veja dicas de como fazer na sua casa

Abaixo listamos algumas orientações que ajudam a nortear leitores que desejam uma decoração vintage na sua casa, mas ainda estão hesitantes sobre como proceder.

Defina o tipo de vintage que você quer

É importante ter em mente que tipo de decoração vintage se pretende. Não confundir com clássico, linhas elegantes e elementos curvos e metalizados, ou retrô, mobília baixa e alongada, linhas retas e muitas cores.

Leia também: 13 dicas para ganhar espaço em casa

Você viu?

O vintage deriva dos anos 20 e 30 e se notabiliza por usar elementos decorativos antigos. Mas o vintage raiz está em desuso. Os hipsters de Nova York (aqueles que víamos em séries como “Girls”) promoveram uma bem-sucedida fusão entre o vintage e o retrô, dando vida a um vintage ornado com modernidades envelhecidas.

É preciso, então, entender o que exatamente se tem em mente. O padrão mais moderno, claro, é mais acessível e pode ser ciceroneado por compras na internet.

Praticidade e baixo custo são mantras

A decoração vintage tem o benefício de ser mais barata do que os outros estilos. Não é regra, mas é o mais comum. Além do mais, é possível pesquisar e pechinchar bastante se for o caso de ir em busca de móveis antigos. Na internet é possível comprar móveis com ares vintage por preços mais generosos do que aqueles que esbanjam design e sofisticação.

Pequenas intervenções decorativas

O processo de redecoração pode se dar aos poucos. Um abajur aqui , um tapete ali, almofadas e até vasos, pode ser cimento ou conjunto metalizado , ajudam a prover um ambiente vintage sem grande dispêndio de dinheiro.

Aposte nas cores neutras

Bege, marrom e creme são cores que combinam com todos os estilos de decoração, mas fundamentalmente com o vintage. Do sofá às cortinas , passando por tapetesalmofadas e poltronas , aposte nessas cores sem medo.

Não tenha medo de radicalizar as paredes

Uma decoração vintage passa necessariamente pelas paredes da sala, do quarto ou do cômodo em questão. É possível simplificar a questão com papel de parede, no estilo New York , ou com jornais antigos , ou um painel para fotosEspelho de corpo inteiro e relógio de parede também são opções válidas.