O chão de taco é mais frágil que outros materiais
Unsplash
O chão de taco é mais frágil que outros materiais


O piso de taco ou de madeira é muito comum nas casas brasileiras. No entanto, devido à sua composição, eles são mais vulneráveis a ameaças externas, como umidade e raios solares. Por isso, o chão de madeira, que costuma ser bonito e elegante, pode ficar feio e desgastado. Por isso ele exige atenção especial na sua manutenção. 

Como a madeira é muito suscetível a riscos e arranhões, a limpeza deve ser delicada e com os produtos apropriados. Com isso, eles irão ficar bem mais atraentes e brilhosos, além de tornar a sua manutenção bem mais simples. Confira as dicas da arquiteta Karina Korn para manter seu piso de madeira ou taco sempre bonitos e bem conservados.

Quais as principais vantagens do chão de taco?

Além da beleza e do estilo retrô - especialmente dos pisos de taco - os pisos de madeira tem a vantagem de criar um ambiente aconchegante. Eles possuem resistência ao tempo e possuem "conforto térmico", ou seja, proporcionam uma sensação agradável para o morador da casa.

E as desvantagens?

Você viu?

A arquiteta explica que as desvantagens desses materiais - taco e madeira - são os custos e a exigência de maior manutenção em comparação a pisos feitos com outros materiais. “Custo alto e o tempo de aplicação, que pode ser bastante inconveniente caso o proprietário esteja morando no imóvel durante a reforma, por exemplo”, diz.

Esses pisos também são mais difíceis de limpar, pois se deterioram mais facilmente. “Quando o apartamento tem mais circulação e crianças, por exemplo, eu nunca indico esse tipo de piso, sempre vou no porcelanato”, diz.


Qual a melhor forma de limpar a madeira, sem danificá-la?

Karina ensina que a melhor opção para limpar a madeira é utilizando água morna e um pouco de vinagre. Ela ainda diz que isso é suficiente para eliminar manchas e acabar com o aspecto fosco. “Por último, use um pano seco e outro de microfibra ou algodão para dar acabamento e retirar marcas de gota de água que possam ter ficado”, termina.

Para limpar assoalhos de madeira, o processo muda um pouco. “Comece varrendo o chão com uma vassoura de cerdas macias, de pelo sintético para não arranhar o piso. Outra opção é o aspirador de pó ou a vassoura elétrica, também chamada de aspirador vertical”, explica.

É possível, depois do desgaste, deixar a madeira com aparência de nova?

“É possível restaurar com a ajuda de uma empresa especializada. Pode ser com bona, sinteko ou outros similares. O processo é meio chatinho, por isso sempre recomendo que as pessoas falem com empresas que entendam”, explica.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!