Casa e decoração: veja como usar elementos ripados com elegância

Elemento decorativo é tendência ideal para quem quer compor decoração diferenciada e aconchegante

Saiba como adotar os elementos ripados na decoração da casa
Foto: Repridução/Pinterest
Saiba como adotar os elementos ripados na decoração da casa











Se você é do tipo de pessoa que adora casas cheias de texturas, pode se apaixonar por uma das tendências que mais estão bombando quando o assunto é casa e decoração . Os elementos ripados estão cada vez mais presentes nas casas brasileiras por sua estética cheia de elegância e versatilidade.

Além de conferirem muita beleza e finesse aos ambientes, os elementos ripados também chamam atenção por personalizar o espaço com ares únicos e muito diferentes, dependendo da maneira como for empregado. “Além de compor uma  decoração mais sofisticada, o ripado contribui para o conforto e aconchego do ambiente”, explica a arquiteta Karina Alonso, sócia da SCA Jardim Europa.


Para todos os estilos

Os elementos ripados são muito abrangentes, já que podem compor ambientes em diversos estilos diferentes. Com eles, dá para transformar a decoração da casa em um projeto super clássico e sóbrio. Mesmo assim, os elementos ripados podem coroar um décor mais moderno.

Painéis ripados são tendência

Foto: Repridução/Pinterest
Neste escritório, os elementos ripados ajudam a compor uma atmosfera tropical

Tem sido cada vez mais comum ver painéis ripados, principalmente na sala de estar, emoldurando a televisão. Eles têm sido cada vez mais utilizados para levar inventividade para esse cantinho, fazendo com que a decoração fuja do óbvio.

Mesmo assim, Alonso afirma que o painel ripado não fica restrito apenas a sala, mas pode ser utilizado em outros cômodos para brincar com as texturas na parede, como nos quartos, na  cozinha e até no banheiro! No entanto, a arquiteta alerta que o material não pode ser instalado em áreas de umidade intensa, já que pode estragar.

Móveis ripados

Os elementos ripados não estão disponíveis apenas para a texturização de paredes, mas também de mobília! Essa opção pode ser ideal para quem prefere apostar apenas em detalhes da estética. Cômodas e armarinhos são os principais móveis que ficam bem com esse tipo de textura.


Padronagens e materiais diferentes

Lembra quando dissemos que os elementos ripados podem agradar a todos os gostos? Muito disso se deve a grande variedade de padronagens, tons de madeira (desde madeirados até os laminados), cores e até mesmo de acabamento. Isso faz com que o material seja totalmente personalizável e caiba em qualquer ambiente e tipo de décor. Alonso afirma ainda que é possível brincar com a profundidade e o volume dos painéis, o que contribui para a criação de ambientes diferenciados.