Durante a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), muitas pessoas estão querendo mudar a casa. Com tempo de sobra, mas com querer toda a quebradeira de uma obra - afinal, quem pode está em casa -, a alternativa é investir na pintura das paredes.

pintura
Pixabay
Fazer uma pintura na parede pode ser uma alternativa de mudar a casa sem sujeira

Leia também: Esta dica de decoração vai mudar a sua casa sem pesar no bolso!

Não existe nada melhor para renovar os ambientes da casa ou escritório do que a pintura . É um procedimento rápido, fácil de fazer e que não produz pó. Além disso, investir nas paredes coloridas pode dar um novo significado para a decoração e melhorar os sentimentos dos moradores.

E você sabia que as cores são capazes de provocar ilusões de ótica? Com a escolha correta, é possível dar sensação de amplitude, alongamento, retração e muito mais. Para que você teste esses conceitos durante o isolamento social , o Delas conversou com a Anjo Tintas que passou nove dicas de efeitos com a combinação certa de tintas nos lugares certos.

1. Encurtar o cômodo

parede
Reprodução/ Anjo Tintas
Algumas técnicas de pintura podem deixar o ambiente menor, maior ou mais aconchegante

Se há algum ambiente muito grande em casa e você quer dar a sensação de aproximação, invista em tons escuros na parede de fundo em contraste com as cores mais claras.

2. Compactar

pintura
Reprodução/ Anjo Tintas
Técnica para compactar

Outra opção para cômodos muito grandes é a sensação de compacto. Se você quer passar a sensação de proximidade e aconchego, invista em cores escuras. Elas dão a ilusão de um ambiente menor.

3. Ampliar

parede
Reprodução/ Anjo Tintas
Técnica para ampliar os espaços

Agora, se você mora em um apartamento muito pequeno e quer que ele pareça maior, fuja das cores escuras. São as cores claras em todas as paredes que dão a sensação de amplitude.

4. Alargar

parede
Reprodução/ Anjo Tintas
Técnica de pintura para alargar o ambiente

Se o seu objetivo é alargar o espaço, invista em tons claros nas paredes laterais e deixe as cores escuras para o teto e o fundo. É uma ótima opção para corredores estreitos.

5. Rebaixar o teto

parede
Reprodução/ Anjo Tintas
Técnica para rebaixar o teto

Se o teto de algum ambiente for muito alto, pintá-lo em tons escuros contrastando com paredes em tons claros passa a sensação de rebaixamento.

6. Alongar

pintura
Reprodução/ Anjo Tintas
Técnica para alongar os ambientes com a pintura de parede

Para deixar os ambientes mais longos, combine paredes escuras com teto em cor clara. Isso reforça as linhas horizontais, passando a sensação de um ambiente comprido.

7. Estreitar

pintura
Reprodução/ Anjo Tintas
Técnica para estreitar o cômodo

Investir em cores escuras para paredes opostas e em teto e fundo claros. Essa combinação dá a sensação de um ambiente longo e estreito.

8. Destacar

pintura
Reprodução/ Anjo Tintas
Técnica para destacar uma parede no ambiente

Para dar destaque a uma parede, mantenha ela com uma cor específica e pinte as demais de outra cor. Se quer dar destaque para uma cor mais clara, pinte as paredes opostas e o teto com cores escuras.

9. Encurtar paredes

parede
Reprodução/ Anjo Tintas
Técnica para encurtar as paredes

Se quer deixar as paredes mais curtas, a técnica mais indicada é dividir a altura e pintar a parte de cima com tons mais escuros.

Leia também: Aprenda a fazer uma parede bicolor perfeita para o quarto

Gostou das dicas de pintura de parede para renovar a casa? Se você se arriscar nessa quarentena deixe o resultado abaixo.

    Leia tudo sobre: casa

    Veja Também

      Mostrar mais