O Carnaval acabou e os baldes de glitter e lantejoula que você usou durante os dias da folia estão agora espalhados nos chãos de taco, no lençol, no sofá e em todos os lugares da casa.
Leia também: Saiba como retirar o glitter da pele sem agredi-la
Quem nunca passou por essa situação? Mas como retirar os pequenos grãos de plástico brilhante que parecem grudar em todos os cantos? Para te ajudar nessa tarefa, o iG Delas foi atrás de especialistas no setor de limpeza que te darão algumas dicas para se livrar do glitter .
Retirando o glitter das roupas
O glitter do Carnaval 2019 ainda devia estar nas suas fantasias usadas esse ano, não é? Mas esse problema acaba agora. A Lava e Leva separou cinco dicas para você remover os brilhos sem sofrimento e sem danificar a roupa:
- Um truque infalível é a fita adesiva. Corte um pedaço dela e vá colando na roupa onde está a maior concentração do glitter. Em seguida, use o rolo de retirar pelos, para fazer a limpeza completa;
- Use spray de cabelo nas partes onde deseja limpar, e deixe secar, isso irá fazer com que o brilho desgrude da roupa, depois é só sacudir e estará finalizado;
- Passar o secador irá fazer com que eles caiam no chão, após isso é só aspirar o local e pronto;
- Depois dos processos acima a roupa pode ser colocada na lavar na máquina, mas sem contato com outras peças, para que elas não sejam sujas também. É importante que o interior da lavadora esteja limpo, a fim que não fique nenhum vestígio.
Nas roupas de cama como lençóis e fronhas
o cuidado é parecido. "A melhor forma de tirar o brilho é com o rolo de fita autoadesiva, passando o acessório pela cama. Uma dica é tomar cuidado na hora de lavar as roupas de cama para que o brilho não passe para as demais roupas", explica o fundador da Limpeza com Zelo, Renato Ticoulat.
Retirando o glitter do sofá e tapete
Quem nunca chegou em casa após o desfile e se jogou no sofá para descansar que atire a primeira pedra. Só depois que os pés param de doer é que vem a preocupação "como vou tirar esse glitter?".
Você viu?
Segundo a Leroy Merlin, a solução mais rápida é usar um aspirador de pó para remover o excesso (opte por não usar os que possuem cerdas, já que o glitter pode agarrar nele e espalhar por toda casa). Se sobrar algum resquício, use rolos com cola ou fitas autoadesivas. Diferente das usadas para retirar o glitter da roupa, os rolos precisam ser em tamanhos maiores para que o trabalho seja feito com maior rapidez.
Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de esvaziar o saco do aspirador corretamente na lixeira, já que indo pelo ralo junto com a água, o glitter pode poluir o meio ambiente.
Retirando o glitter do piso
Assim como recomendado para a limpeza dos sofás e tapetes, dá para retirar o brilho do chão com um aspirador de pó ou fitas autoadesivas . "O melhor é passar o aspirador de pó antes de lavar ou passar pano, pois ele vai remover a maior parte da purpurina. Se tiver um aspirador com água, melhor ainda", conta Ticoulat.
Se ainda assim sobrar brilhos, a dica é usar um pano de microfibra embebido com algum produto químico à base de oxigenada ou água sanitária com detergente, esfregando sobre a base. É só aplicar no piso que o glitter sairá com maior facilidade.
Atenção! Os produtos de limpeza tem recomendações para cada tipo de revestimento, por isso, é sempre importante ler as indicações antes de usar os produtos.
Leia também: 7 ideias de make com glitter para curtir o pós-Carnaval
As dicas foram fáceis? Dá para reproduzir em casa com poucos materiais e se livrar, de uma vez por todas, do glitter do Carnaval 2020.