A geladeira é um dos itens mais importantes da cozinha. No entanto, com tantas opções à disposição, nem sempre é fácil escolher qual o modelo ideal e mais funcional para o lar. “Dentre as características, é importante que o produto se adeque às necessidades e dia a dia de cada consumidor”, afirma Renata Dirickson, Gerente de Categoria da Electrolux.
Leia também: Saiba qual é a forma correta de fazer a limpeza dos eletrodomésticos
Diante disso, para escolher a geladeira , a dica é analisar a quantidade de moradores que a casa possui. Segundo informações da Consul, quem mora sozinho e casais podem optar por modelos de até 300 litros de capacidade. Para famílias de até quatro pessoas, a recomendação é investir em até 400 litros.
Os modelos maiores, por sua vez, são indicados para quando há mais membros no lar. Além disso, é importante verificar o espaço disponível na cozinha para avaliar, por exemplo, se terá uma ou duas portas. Outro ponto que faz diferença no momento da compra é analisar as tecnologias que controlam o consumo de energia.
Leia também: Vai limpar a casa? Saiba o que fazer para realizar uma faxina completa
Avalie os tipos de degelo
O tipo de degelo da geladeira é outro fator que deve ser considerado. Ao entender as diferenças entre Frost Free, Cycle Defrost, Degelo Seco e Manual, será possível ver qual a opção mais adequada.
Manual
Nesse caso, é preciso fazer um degelo completo de tempos em tempos. Assim, quando o congelador acumula muito gelo, é hora de fazer o degelo. Se isso não for feito, a geladeira gasta mais energia e pode ficar sobrecarregada.
Passo a passo:
Você viu?
- Tirar geladeira da tomada;
- Esperar que todo gelo derreta;
- Recolher toda água derretida da bandeja.
Seco
Quando o congelador fica com muito gelo acumulado, você só precisa apertar o botão de degelo e aguardar. Enquanto isso, o compressor desliga e religa ao final do degelo. Assim, a água cai em uma bandeja e evapora.
Cycle Defrost
A sua geladeira será uma Cycle Defrost? Nesse caso, o processo é uma combinação do degelo manual com o degelo seco. No freezer, acontece de forma manual; na geladeira, pelo método seco.
Frost Free
Aqui, o processo de degelo é feito de forma automática. Além disso, as geladeiras Frost Free não acumulam gelo no freezer. Com isso, trazem muito mais praticidade ao dia a dia.
Funções extras podem ser consideradas
Além das funcionalidades básicas, diversos modelos apresentam diferenciais que podem ajudar na definição de compra, como a facilidade de organização das prateleiras, o dispenser de água na porta e a capacidade de conservação dos alimentos.
Ainda vale considerar os modelos com compartimentos que garantem uma boa conservação e preservação das frutas e verduras por mais tempo.
“Os modelos com prateleiras retráteis, por exemplo, garantem flexibilidade na hora de organizar e se adaptam a diferentes necessidades de espaço interno – e não o contrário. Já os modelos com dispenser de água na porta ajudam na economia de energia, pois evitam o abre e fecha das portas”, explica Renata.
Leia também: Cinco truques para aumentar a vida útil da geladeira
Para economizar energia, além de considerar algumas mudanças de hábito no dia a dia que podem ajudar a reduzir o consumo e manter a eficiência, o consumidor deve, no momento da compra, verificar o gasto de energia mensal estimado de cada modelo. “Durante o uso, manter a manutenção em dia garante também não só pleno funcionamento, como boa economia na conta de luz”, finaliza.