9 dicas para transformar a decoração do lar se você mora em um imóvel alugado
Com algumas mudanças simples, é possível deixar o lar super aconchegante
Por iG Delas |
Geralmente, quando se mora de aluguel, o morador opta por não fazer mudanças drásticas no imóvel. Afinal, aquele local poderá não ser o seu lar para sempre. Com isso, uma pergunta muito frequente é como fazer, de fato, para decorar os ambientes e retratar a personalidade das pessoas que lá vivem.
Leia também: Quer mudar a decoração da casa? 10 ideias para você NÃO copiar de jeito nenhum
Mesmo que não se tenha ideia de quanto tempo vai passar no imóvel , enquanto os moradores estiverem lá é importante que os cômodos façam com que todos se sintam confortáveis e “em casa”. Com a ajuda da a EasyDeco, plataforma que conecta clientes a arquitetos e designers de interiores, o Delas separou 9 dicas para personalizar os ambientes. Confira!
1. Quadros
Aposte nos quadros. Eles podem ser colocados em diversos espaços, como atrás do sofá ou até mesmo perto da cama. O importante é escolher desenhos que lhe agradam. Ainda é possível brincar com as cores. Para isso, escolha uma paleta que aparece nas peças e repita as tonalidades no restante do décor , como almofadas e tapetes.
Caso o desejo seja algo mais neutro, opte por uma composição de fotos em preto e branco. Fotos com familiares, amigos e pessoas queridas em momentos inesquecíveis ajudam a deixar o espaço ainda mais acolhedor. Para pendurá-los, dá para optar por ganchos autocolantes. Dessa forma, você não precisa se preocupar em criar buracos nas paredes.
2. Papel de parede
O papel de parede é uma opção prática e econômica para decorar um imóvel alugado. Além de ser fácil de aplicar, o item está disponível em diferentes estampas, cores e texturas, o que permite que você crie diferentes combinações. Lembre-se de, no momento da compra, verificar as especificações e as recomendações do fabricante.
3. Espelhos
Além de dar vida ao ambiente, o espelho ainda ajuda, especialmente para locais pequenos, a trazer a sensação de amplitude tão desejada. Com diferentes modelos à disposição, escolha o que combina com o seu estilo. Para algo mais despojado, opte por uma moldura redonda. Para algo mais sofisticado, a ideia é um sem moldura em todo o comprimento da parede.
Leia também: Espelho decorativo: como usá-lo para decorar, ampliar o cômodo e até mudar a luz
Você viu?
4. Adesivos de parede
O adesivo de parede é outra opção que muda o visual do cômodo sem precisar passar por nenhuma obra. Em fundos brancos, o item funciona bem e ajuda a dar destaque ao desenho escolhido, mas nada impede que o local da aplicação seja colorido. Há diversas opções de tamanhos e cores. Ao comprar, confira o tamanho do adesivo para não errar.
Leia também: Adesivo de parede é forma fácil e barata de mudar a decoração; veja como usar
5. Cortinas e tapetes
Em imóveis alugados, a sensação de aconchego é super importante. Entre tantas possibilidades, a dica é apostar em cortinas e tapetes. Em uma sala integrada, por exemplo, o tapete pode ajudar a dividir os ambientes. A cortina, por sua vez, ajuda a trazer mais privacidade aos cômodos, como quartos e salas.
6. Plantas
As plantas são capazes de transformar completamente a decoração e deixam os cômodos mais vivos. Em imóveis pequenos, a recomendação é apostar em vasos na cama ou suportes suspensos. Geralmente, no caso de plantas maiores, elas ficam no chão e trazem uma exuberância marcante para o local.
Leia também: Decoração com plantas: saiba quais espécies fazem bem à saúde e como cultivá-las
7. Luminária pendente
Para deixar a sala de jantar mais aconchegante e especial, você pode usar um pendente, que seja mais baixo, sobre a mesa. Aqui, a orientação é seguir o seu estilo e ver qual mais combina com você. As opções são inúmeras: tem desde lustre todo trabalhado até luminária de cobre ou de cores mais vibrantes.
8. Prateleiras e cestos
O lar precisa ser prático e funcional. Por isso, vale apostar em objetos que cumpram essas funções. Um jeito prático e simples de organizar as coisas do banheiro e cozinha, por exemplo, é utilizar prateleiras, que ajudam a ganhar espaço, e cestos ou caixas bonitas para guardar os objetos e não deixá-los espalhados.
Ainda vale deixar um espaço nos nichos para colocar um vaso de planta, um porta retrato ou até mesmo um objeto que seja especial. Essa é uma forma despojada de unir usabilidade e beleza em uma única solução que, além de contribuir para a decoração, também ajuda na organização das peças.
9. Almofadas e mantas para o sofá
Mantas e almofadas também transformam o décor do imóvel alugado. Capriche nas cores e estampas, para dar aquele toque de personalidade. Além disso, varie os formatos das almofadas, brinque com as texturas e com a mistura de cores. Veja qual combinação tem a sua cara e encha sua casa de conforto.