Como usar almofadas e mantas para dar um up na decoração da casa e aquecer

Consultora dá dicas de como usar as peças na sala com harmonia para deixar o cômodo ainda mais aconchegante para os dias mais frios do ano

Para dar um toque especial à  decoração da casa e ainda deixar a sala o mais confortável e acolhedora possível, a dica é investir em mantas e almofadas. As peças dão um charme a mais no décor e são úteis para esquentar o ambiente, principalmente em épocas mais frias, como é o caso do inverno. 

Quer transformar a decoração da casa? A dica é apostar em almofadas e mantas para esquentar a sala e embelezar o sofá
Foto: shutterstock
Quer transformar a decoração da casa? A dica é apostar em almofadas e mantas para esquentar a sala e embelezar o sofá

Para quem está na dúvida de como usar esses itens na decoração da casa , a reportagem do Delas conversou com Ruth Shammah, consultora da Camesa, que traz algumas dicas importantes. De acordo com a profissional, preencher o sofá com almofadas, mesclando texturas e cores, ajuda a deixar o espaço mais aconchegante.

A almofada é um item relativamente barato na decoração e que pode mudar completamente a cara do ambiente”, aponta. A recomendação de Ruth é apostar em cores vivas e quentes nos períodos de altas temperaturas, como o verão, e em tonalidades mais fechadas, sóbrias e tons terrosos no frio.

Para mesclar estampas sem deixar o cômodo muito carregado, a dica é ter uma cor ou cartela de cores próximas e usar estampas mais neutras, como as listras, o xadrez e o póa. “Também é possível fazer um mix com cores neutras e abusar das texturas, como veludo, linho e tricô”, orienta a consultora. 

Foto: shutterstock
Para usar as almofadas, vale mesclar as estampas e ter uma cartela de cores mais próximas, recomenda a consultora Ruth

Outra possibilidade é apostar em almofadas neutras e colocar uma peça que funcione como um ponto de luz na sala. “Para saber que tonalidade usar sem errar, procure um tom que apareça em outro lugar no ambiente, como o de uma poltrona, uma cor do quadro e do tapete, por exemplo”, continua. 

Em relação à quantidade, não existe regra pra isso. Quanto maior, mais aconchego transmite. No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar e esquecer dos espaços para sentar. Isso significa que, em um sofá comum, a sugestão é ter um conjunto de duas ou três almofadas em cada canto. Se for mais largo, pode-se colocar mais uma ou duas no meio.  

Você viu?

Para quem está em dúvida  entre os modelos, vale ainda apostar nas peças com capa removível. Dessa forma, é possível limpar com mais facilidade, tirar o enchimento para deixá-lo respirar e até mesmo para trocar e repaginar a decoração de forma mais fácil. Sobre os formatos, isso vai depender do uso.  

“Uma mais decorativa pode ser menor. Se precisa ser usada para melhorar o conforto do encosto, sugerimos as maiorzinhas, mas sempre lembrando de averiguar a profundidade do sofá para não deixar o espaço de assento muito estreito. Para decorá-lo, é legal mesclar vários formatos diferentes, assim o desenho fica com diversas alturas e mais rico”, aconselha Ruth. 

Mantas também são bem-vindas na decoração da casa

Foto: shutterstock
As mantas ajudam a decorar todo o ambiente e ainda podem ser usadas para esquentar o corpo durante os dias mais frios

As mantas também não podem ficar de fora. “A função de uma manta na sala é de decorar, além de poder ser usada para cobrir os pés para assistir televisão, por exemplo. Ela, geralmente, é menor que a que usamos no quarto, pois não precisa cobrir o sofá inteiro, ou uma pessoa por completo. É apenas um toque de aconchego mesmo”, destaca a consultora. 

A dica de Ruth é abusar das texturas e dos materiais que trazem conforto, como o tricô e as peças trançadas. Vale também investir em diversos modelos, como os estampados, os lisos e os com textura diferente. Para usá-la, a indicação é no pé ou braço do sofá ou caída. Pode, ainda, ser enrolada em cestos ou caixas ao lado da mobília. 

Para escolher a manta ideal, é preciso analisar se o morador que sente mais frio ou calor e, assim, verificar sua gramatura. Afinal, quanto mais grossa, mais ela irá esquentar. “É só sentir a textura com a mão, e às vezes, com a ‘bochecha’, que também ajuda muito. É bem sensorial, como a pessoa se sentir mais aconchegante”, aponta a especialista. 

Já sobre os tons, esse ponto vai variar de acordo com o gosto pessoal e o estilo de decoração da casa de cada um. No inverno, geralmente, usa-se os mais neutros e sóbrios. No entanto, uma sala mais neutra pode receber muito bem uma manta com cor mais forte que vai funcionar como um ponto de luz dar uma “quebrada” no ambiente.