Muita gente gosta de decorar, ou redecorar, a própria casa e um estilo que está em alta é o vintage. Decorar um imóvel exige intuição, disposição financeira, pesquisa e respeito ao próprio gosto.

Leia também: Faça você mesmo! 5 dicas para redecorar o seu quarto

Decoração Vintage está em alta. Veja dicas de como fazer na sua casa
shutterstock
Decoração Vintage está em alta. Veja dicas de como fazer na sua casa

Abaixo listamos algumas orientações que ajudam a nortear leitores que desejam uma decoração vintage na sua casa, mas ainda estão hesitantes sobre como proceder.

Defina o tipo de vintage que você quer

É importante ter em mente que tipo de decoração vintage se pretende. Não confundir com clássico, linhas elegantes e elementos curvos e metalizados, ou retrô, mobília baixa e alongada, linhas retas e muitas cores.

Leia também: 13 dicas para ganhar espaço em casa

Você viu?

O vintage deriva dos anos 20 e 30 e se notabiliza por usar elementos decorativos antigos. Mas o vintage raiz está em desuso. Os hipsters de Nova York (aqueles que víamos em séries como “Girls”) promoveram uma bem-sucedida fusão entre o vintage e o retrô, dando vida a um vintage ornado com modernidades envelhecidas.

É preciso, então, entender o que exatamente se tem em mente. O padrão mais moderno, claro, é mais acessível e pode ser ciceroneado por compras na internet.

Praticidade e baixo custo são mantras

A decoração vintage tem o benefício de ser mais barata do que os outros estilos. Não é regra, mas é o mais comum. Além do mais, é possível pesquisar e pechinchar bastante se for o caso de ir em busca de móveis antigos. Na internet é possível comprar móveis com ares vintage por preços mais generosos do que aqueles que esbanjam design e sofisticação.

Pequenas intervenções decorativas

O processo de redecoração pode se dar aos poucos. Um abajur aqui , um tapete ali, almofadas e até vasos, pode ser cimento ou conjunto metalizado , ajudam a prover um ambiente vintage sem grande dispêndio de dinheiro.

Aposte nas cores neutras

Bege, marrom e creme são cores que combinam com todos os estilos de decoração, mas fundamentalmente com o vintage. Do sofá às cortinas , passando por tapetesalmofadas e poltronas , aposte nessas cores sem medo.

Não tenha medo de radicalizar as paredes

Uma decoração vintage passa necessariamente pelas paredes da sala, do quarto ou do cômodo em questão. É possível simplificar a questão com papel de parede, no estilo New York , ou com jornais antigos , ou um painel para fotosEspelho de corpo inteiro e relógio de parede também são opções válidas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!