Tamanho do texto

Mesmo quem não tem muito espaço disponível pode fazer um delicioso churrasco; profissionais dão dicas e listam erros que devem ser evitados

Na hora de fazer um churrasco , há diversos alimentos que não podem ficar de fora: picanha, linguiça, pão de alho e por aí vai. No entanto, antes de pensar na escolha do cardápio que será servido, é fundamental escolher uma boa churrasqueira. Mas, entre tantas opções, como selecionar o melhor modelo?

Leia também: Varanda gourmet com churrasqueira: a melhor opção para receber amigos

churrasco arrow-options
shutterstock
Em entrevista ao Delas, especialistas dão dicas do que considerar na hora de escolher uma churrasqueira para comprar

Segundo a designer de Interiores Cristina Barbara, o primeiro passo para escolher uma churrasqueira é avaliar o espaço disponível e a infraestrutura oferecida. Quem mora em casa e tem um amplo espaço livre, pode apostar em um modelo pré-moldado e fixo, além de criar um ambiente todo planejado. 

“As mais comuns nas residências brasileiras são a pré-moldada (feita em concreto refratário) e a de tijolinho. Com espaço de sobra, elas se tornam até parte importante da decoração da querida Área de Churrasco”, diz Vinícius Miranda das Dores, proprietário da Ponto Churras, localizada em Tatuí (SP). 

O especialista destaca que, nesses casos, as churrasqueiras devem ser construídas por profissionais capacitados. “Precisa também atender às medidas e padrões específicos de cada modelo, como tamanho de boca, profundidade do braseiro, isolamento térmico, por exemplo”, ressalta.

Ele ainda pontua que, atualmente, o mercado oferece uma gama muito grande de churrasqueiras a gás que podem ser embutidas em ambientes planejados. “É uma excelente opção para quem busca um ar mais moderno”, ressalta. É importante, além do design da peça, também avaliar as suas funções.

Para quem não quiser realizar uma reforma em casa, mas tem um quintal, por exemplo, é possível comprar uma churrasqueira portátil. Ao escolher uma peça desmontável, fica fácil de carregá-la e guardar em algum ambiente da casa enquanto não estiver sendo utilizada. A tábua ao lado também pode facilitar a preparação dos alimentos.

churrasqueira arrow-options
Divulgação/Mercado Livre
Churrasqueira Esmaltada Em Aço Portátil Califórnia 3011 Mor | J Nakao | À venda no Mercado Livre por R$ 175

Antes de pesquisar o preço, a dica é procurar saber qual material será mais durável no dia a dia. “Recomendo as churrasqueiras em aço inox e alumínio fundido, pois são metais que não oxidam e têm maior resistência ao calor do braseiro. O principal erro é achar que 'é tudo a mesma coisa'”, diz Dores.

Opções para apartamentos

Quem mora em apartamento também tem direito ao churrasco. No entanto, muitos condomínios têm uma restrição muito grande quanto à fumaça para evitar atritos entre vizinhos. Nesse caso, a recomendação é apostar nas churrasqueiras elétricas, que possuem um reservatório de água abaixo da resistência de calor para que a fumaça não se propague. 

“Muitos clientes se queixam que o sabor da carne não fica o mesmo do que no braseiro convencional de carvão ou lenha. Como sugestão para apurar o sabor do corte assado desta forma, utilize a fumaça líquida. Apenas uma borrifada e aquele gostinho defumado ficará bem evidente e você poderá desfrutar com muito prazer seu ‘churrasco de apartamento’”, diz Dores.

Outra vantagem é a facilidade de transporte. “Você poderá instalá-la na pia da cozinha e não vai se preocupar em defumar seu apartamento inteiro”, completa. Ainda é importante checar o ponto da tomada em que o aparelho será ligado para ver se está em local adequado e saber se a voltagem é 110 ou 220. 

Já para a churrasqueira portátil na varanda, é necessário consultar as regras do condomínio. “No caso da opção a gás, checar se é permitido executar o ponto de gás na varanda para alimentar o equipamento, uma vez que requer um ‘quebra-quebra’ maior e também porque o ambiente requer ventilação permanente por questão de segurança”, diz Cristina.

Erros que não devem ser cometidos

A designer de interiores recomenda não ingerir a churrasqueira em um espaço escasso e que não tenha ventilação adequada, além de chaminés e dutos mal dimensionados, que não dissipam a fumaça de forma eficiente. “Se estiver posicionada em um local que o vento bata de frente, pode comprometer a qualidade da carne assada”, alerta. 

Outro erro crucial, apontado pela proprietário da Ponto Churras, é, após adquirir a churrasqueira , achar que ela é eterna. “São necessários cuidados e manutenção para que ela dure o máximo possível, cuidados que o vendedor tem a obrigação de passar a seu cliente”, finaliza o profissional.

*Os preços do itens foram pesquisados em 5 de novembro de 2019 e podem sofrer alterações

    Leia tudo sobre: casa