Quem tem criança em casa com certeza também tem itens de pelúcia. Às vezes até jovens ou adultos também cultivam o apego aos bichinhos. Porém, em algumas residências, o problema de doenças respiratórias impossibilita o uso.

Lavar ursinhos de pelúcia não é difícil, mas requer passos importantes para que as fibras não sejam danificadas
shutterstock
Lavar ursinhos de pelúcia não é difícil, mas requer passos importantes para que as fibras não sejam danificadas

Leia também: Saiba como lavar sutiã de forma certa e fazê-los durarem mais

Então, existe uma maneira correta de lavar os ursinhos de pelúcia e mantê-los novinhos, sem poeira e ácaros? O especialista em higienização e gerente operacional da Quality Lavanderia, Ricardo Monteiro, comenta.

“O ideal é higienizar pelo menos uma vez por mês se o item fica em contato frequente com a criança, por exemplo. Se a pelúcia for aquela que fica de enfeite, no quarto, o ideal é lavar a cada três meses, desde que seja feita a manutenção de retirar o pó do item pelo menos a cada quinze dias”, conta Ricardo.

E como lavar? No momento do trabalho, é necessário ficar atento ao tipo de pelúcia e se há uma etiqueta de limpeza e conservação. Essa etiqueta indica a melhor forma para lavar a pelúcia - se pode ser com água ou a seco - e orienta a forma para secagem.

“Geralmente as pelúcias precisam ser lavadas na água devido ao número acentuado de ácaros e outras sujidades, como alimentos, açúcares,  saliva e principalmente por ter artigos como plásticos e isopor que se estragam na limpeza a seco” detalha Monteiro.

Passo a passo da lavagem de pelúcia

As pelúcias podem ser lavadas primeiramente deixando-as de molho por cerca de 20 minutos na água fria com detergente neutro. Depois, podem ser esfregadas de forma manual, com uma escova de cerdas macias ou dentro da máquina no programa de menor intensidade. O amaciante pode ser utilizado em proporção pequena no enxágue final, pois ajuda a dar maciez às fibras.

Você viu?

Leia também: Como lavar roupa branca? Veja dicas e aprenda a tirar manchas e clarear peças

“Antes de lavar a pelúcia é necessário verificar se existe algum componente eletrônico e retirá-lo se for possível. Caso não seja possível removê-lo, tenha em mente que provavelmente o componente poderá não funcionar mais e, se mesmo assim, decidir lavá-lo com o componente eletrônico, é imprescindível remover as pilhas ou as baterias para não oxidar”, alerta o especialista.

Após a lavagem, procure remover o máximo de água apertando a pelúcia - isso pode ser feito enrolando-a em uma toalha felpuda e a apertando mais para remover o máximo de água excedente. Isso agilizará a secagem e evitará que crie bolor.

“Na hora de secar, deixe a pelúcia em local quente com boa circulação de ar. Se necessário, utilize um ventilador, pois isso ajudará bastante na secagem. Caso queira acelerar o processo, coloque a pelúcia ao sol por um curto período, não mais do que duas horas, e sempre com um tecido fino cobrindo a pelúcia. Nunca coloque diretamente no sol, pois isso pode danificar as fibras”, diz.

O que é proibido?

Não é aconselhável colocar os bichinhos de pelúcia na secadora. A temperatura pode danificar as fibras
shutterstock
Não é aconselhável colocar os bichinhos de pelúcia na secadora. A temperatura pode danificar as fibras

Jamais utilize a secadora! A temperatura normalmente danifica o enchimento interno. “Apesar de não ser muito difícil lavar a pelúcia, existem vários cuidados necessários. Por isso a higienização em lavanderias acaba sendo mais aconselhável, já que a lavagem profissional possui processos mais adequados, aumentando a vida útil da pelúcia”, afirma Ricardo Monteiro.

Leia também: 4 truques que vão mudar sua forma de lavar roupas

Ele acrescenta que é fundamental lavar as pelúcias no tempo indicado e da maneira correta para que a cor, o vigor, a integridade das fibras e a beleza da pelúcia durem mais tempo. “Até o processo de secagem precisa ser feito com atenção, respeitando o tipo da pelúcia ”, conclui. O que achou das dicas de lavagem?

    Leia tudo sobre: casa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!