Passar roupa pode ser um pesadelo para algumas pessoas. No meio dos afazeres, às vezes, é normal esquecer o ferro de passar por mais tempo do que deveria em cima de uma peça e deixar uma marca horrível do ferro.

Se não tiver atenção, o ferro de passar pode causar manchas nas roupas
shutterstock
Se não tiver atenção, o ferro de passar pode causar manchas nas roupas

Leia também: 6 coisas úteis e inusitadas que você pode fazer com um ferro de passar

Todo mundo já passou por isso. Mas não se desespere, existem algumas táticas que te ajudam a tirar marca do ferro de passar das roupas e evita gastos extras com peça nova. O Delas separou alguns desses truques que vão te salvar no dia a dia.

Use água oxigenada

Ao ler a frase acima você deve ter pensado “que absurdo, vai estragar a minha roupa”. A resposta é não. Um dos truques mais fáceis é umedecer um pedaço de algodão com água oxigenada e esfregar na área afetada. Deixe a substância agir por alguns minutos e enxague com água.

Essa dica só não serve quando a marca for em tecidos com poliéster que ficaram danificados ou derretidos.

*Nota da redação: a nossa jornalista Larissa Bomfim usou esse recurso e deu certo!

Use vinagre branco

Se você está na correria, não tem água oxigenada em casa e não tem tempo de passar na farmácia, a solução é usar vinagre branco. A ideia é colocar o vinagre quente (com bastante sal) por cima da mancha feita com o ferro. Deixe secar e depois lave a peça. A mancha irá sumir como se nem existisse.

Você viu?

Use café

Essa tática é muito conhecida pelas avós. Quando manchar uma roupa escura com ferro de passar, lave-a com café. A bebida precisa ser bem forte. Coe os resíduos e dilua o café em água limpa. Depois de lavar a peça com sabão normal, passe-a na água limpa e depois de retirar totalmente o sabão, passe na água com café.

Seque normalmente e passe as peças do avesso ou com o auxílio de um jornal para não queimar.

Limão, Sal e vapor

Outra solução fácil e super caseira é submeter a peça de roupa manchada ao vapor d’água e esfregar o local com uma solução de limão e sal.

Como evitar as marcas de ferro de passar nas peças de roupa?

Cuidados importantes na hora de passar roupa
shutterstock
Cuidados importantes na hora de passar roupa

Depois de saber como concertar o problema, é importante entender como evita-lo. A regra número 1 para evitar a mancha de ferro nas roupas é prestar muita atenção na tarefa. Qualquer distração pode ocasionar na perda de peças ou em queimaduras no corpo.

Então, como evitar essas situações? Confira uma listinha abaixo:

  • Leia a etiqueta da roupa – as principais informações do tecido estão lá e podem te auxiliar na temperatura correta;
  • Cuidado com a temperatura – ferros de passar roupa costumam ter níveis de temperatura. Dica: seda e cetim requerem baixa temperatura; fibras naturais (algodão e linho) precisam de temperaturas mais altas;
  • Limpe o ferro – um cuidado importante é limpar o ferro de passar quando for trocar de tipo de tecido, a fim de evitar que os resíduos na base e no reservatório do aparelho sejam transferidos para a outra roupa. A limpeza pode ser feita com um pano embebido em água morna e vinagre;
  • Evite o brilho – calças sociais ou paletós podem ficar brilhosos quando a temperatura do ferro de passar estiver alta. Portanto, para evitar essa situação, abaixe a temperatura ou use um pano entre a peça e o ferro.
  • Use sapata – uma das opções mais seguras para evitar manchas nas roupas é a sapata para ferro de passar que é como uma proteção. Os valores das sapatas variam de acordo com o modelo do ferro, mas podem ir de R$ 89 a R$ 16.

Leia também: Como cuidar da roupa de cama?

Gostou das dicas sobre ferro de passar ? Conhece mais algum truque que não foi mencionado aqui? Comente abaixo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!