Passar roupa pode ser um pesadelo para algumas pessoas. No meio dos afazeres, às vezes, é normal esquecer o ferro de passar por mais tempo do que deveria em cima de uma peça e deixar uma marca horrível do ferro.
Leia também: 6 coisas úteis e inusitadas que você pode fazer com um ferro de passar
Todo mundo já passou por isso. Mas não se desespere, existem algumas táticas que te ajudam a tirar marca do ferro de passar das roupas e evita gastos extras com peça nova. O Delas separou alguns desses truques que vão te salvar no dia a dia.
Use água oxigenada
Ao ler a frase acima você deve ter pensado “que absurdo, vai estragar a minha roupa”. A resposta é não. Um dos truques mais fáceis é umedecer um pedaço de algodão com água oxigenada e esfregar na área afetada. Deixe a substância agir por alguns minutos e enxague com água.
Essa dica só não serve quando a marca for em tecidos com poliéster que ficaram danificados ou derretidos.
*Nota da redação: a nossa jornalista Larissa Bomfim usou esse recurso e deu certo!
Use vinagre branco
Se você está na correria, não tem água oxigenada em casa e não tem tempo de passar na farmácia, a solução é usar vinagre branco. A ideia é colocar o vinagre quente (com bastante sal) por cima da mancha feita com o ferro. Deixe secar e depois lave a peça. A mancha irá sumir como se nem existisse.
Você viu?
Use café
Essa tática é muito conhecida pelas avós. Quando manchar uma roupa escura com ferro de passar, lave-a com café. A bebida precisa ser bem forte. Coe os resíduos e dilua o café em água limpa. Depois de lavar a peça com sabão normal, passe-a na água limpa e depois de retirar totalmente o sabão, passe na água com café.
Seque normalmente e passe as peças do avesso ou com o auxílio de um jornal para não queimar.
Limão, Sal e vapor
Outra solução fácil e super caseira é submeter a peça de roupa manchada ao vapor d’água e esfregar o local com uma solução de limão e sal.
Como evitar as marcas de ferro de passar nas peças de roupa?
Depois de saber como concertar o problema, é importante entender como evita-lo. A regra número 1 para evitar a mancha de ferro nas roupas é prestar muita atenção na tarefa. Qualquer distração pode ocasionar na perda de peças ou em queimaduras no corpo.
Então, como evitar essas situações? Confira uma listinha abaixo:
- Leia a etiqueta da roupa – as principais informações do tecido estão lá e podem te auxiliar na temperatura correta;
- Cuidado com a temperatura – ferros de passar roupa costumam ter níveis de temperatura. Dica: seda e cetim requerem baixa temperatura; fibras naturais (algodão e linho) precisam de temperaturas mais altas;
- Limpe o ferro – um cuidado importante é limpar o ferro de passar quando for trocar de tipo de tecido, a fim de evitar que os resíduos na base e no reservatório do aparelho sejam transferidos para a outra roupa. A limpeza pode ser feita com um pano embebido em água morna e vinagre;
- Evite o brilho – calças sociais ou paletós podem ficar brilhosos quando a temperatura do ferro de passar estiver alta. Portanto, para evitar essa situação, abaixe a temperatura ou use um pano entre a peça e o ferro.
- Use sapata – uma das opções mais seguras para evitar manchas nas roupas é a sapata para ferro de passar que é como uma proteção. Os valores das sapatas variam de acordo com o modelo do ferro, mas podem ir de R$ 89 a R$ 16.
Leia também: Como cuidar da roupa de cama?
Gostou das dicas sobre ferro de passar ? Conhece mais algum truque que não foi mencionado aqui? Comente abaixo.