As fortes chuvas chegam e, como consequência, muitas casas ficam inundadas por conta da enchente. Além de danificar móveis e eletrodomésticos, a água vinda das ruas podem trazer muitas doenças. Por isso, além de secar a área, é preciso limpar a casa e higienizá-la corretamente, porque há possibilidade de que vírus e bactérias a deixem infectada.

Leia também: Vai limpar a casa? Saiba o que fazer para realizar uma faxina completa

Limpar a casa após uma enchente é fundamental para evitar colocar a saúde dos moradores em risco por conta das bactérias
shutterstock
Limpar a casa após uma enchente é fundamental para evitar colocar a saúde dos moradores em risco por conta das bactérias

De acordo com  Luiz Felipe Guimarães, infectologista do Hospital Adventista Silvestre, a leptospira, bactéria responsável pela leptospirose, pode permanecer em ambientes úmidos por semanas. “Quando a água fica acumulada dentro de casa, há maior chance de contaminação, porque a concentração da bactéria na água pode ser maior”, diz o especialista.

Diante disso, é essencial saber como limpar a casa . E, para não errar na hora da limpeza, é fundamental usar água, sabão e água sanitária ou cloro. Além disso, devem ser usadas botas e luvas de borracha para evitar o contato da água e da lama com a pele. Essa medida previne, por exemplo, o desenvolvimento da leptospirose.

Leia também: Saúde agradece: veja áreas que não podem ser esquecidas na hora de limpar a casa

“É preciso remover bem a lama e lavar tudo com água e sabão. Posteriormente, desinfetar com uma solução de 20 litros de água com duas xícaras de chá de hipoclorito de sódio (2,5%) ou água sanitária (2,0 a 2,5%), umedecendo um pano e aplicando sobre todas as superfícies”, ensina a infectologista Isabella Albuquerque, do Hospital São Vicente de Paulo.

Alimentação também merece cuidado dobrado

Além de saber como limpar a casa, é essencial a higienização correta dos alimentos para consumi-los após a enchente
shutterstock
Além de saber como limpar a casa, é essencial a higienização correta dos alimentos para consumi-los após a enchente

A alimentação no período pós- enchente deve ser feita com muita atenção. É essencial o consumo de água potável e a higienização correta dos alimentos durante o processo de preparação. De acordo com Celso Granato, infectologista do Grupo Fleury, a leptospira pode entrar no nosso organismo não apenas pela pele, mas também pela boca e pelo nariz.

Isso significa que, além de saber como limpar a casa corretamente, é importante que a população higienize muito bem os alimentos antes de consumi-los. "Às vezes, as bactérias ficam bem escondidas, naqueles buraquinhos da casca da fruta ou nas dobras das verduras”, ressalta Granato.

A hepatite A e as diarreias bacterianas são outros problemas de saúde que podem surgir após enchentes. Sintomas como febre, dores de cabeça e pelo corpo, vômitos e diarreias são sinais de que há algo errado. Ao sentir qualquer um desses desconfortos, é preciso procurar o quanto antes uma emergência para diagnosticar a causa e tratá-la.

* Com informações da agência O Globo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!