Além de a decoração servir para tornar o visual dos ambientes criativo e agradável, ela também costuma refletir as necessidades e até a personalidade de quem vive ali. Adequar elementos como móveis, cores, revestimentos e até a disposição dos elementos nos cômodos a um propósito é algo positivo que pode, sim, ser aliado ao estilo e à sofisticação.
Leia também: Oito séries na Netflix para quem é viciado em arquitetura e design de interiores
Se você está planejando reformar a casa ou repaginar alguns cômodos, mas não sabe direito o que fazer, uma boa ideia é ficar de olho no que está bombando quando o assunto é decoração . Para isso, o Pinterest – rede social que reúne bilhões de ideias relacionadas a casa, estilo, beleza, organização e muito mais – realizou um levantamento que mostra o que tem se destacado como tendência entre os usuários. Confira 15 delas e inspire-se:
Organização com estilo
-
Lagom
Nem minimalista, nem em excesso. É isso que prega o estilo sueco “Lagom”, cujo nome, em português significa algo na linha de “moderado”. Na decoração, essa tendência se manifesta na avaliação do que é realmente útil em um ambiente e de como os objetos e aspectos do cômodo “conversam” entre si.
Conforme mostra o levantamento do Pinterest, o número de ideias relacionadas a esse conceito salvas pelos usuários da rede social cresceram 905% no último ano, demonstrando ser uma tendência forte.
-
Guarda-roupas aberto
Ter onde guardar peças de roupas, sapatos, bolsas e malas é algo fundamental em um quarto, e a forma tradicional de resolver essa questão costuma ser o guarda-roupas. Quando se pensa nesse tipo de armário, é comum imaginarmos um móvel com diversas portas, sejam elas como forem, mas, de acordo com o estudo da rede social, as pessoas estão cada vez mais interessadas em guarda-roupas abertos, fazendo o número de ideias salvas sobre o tema no site crescerem 126% no último ano.
É possível ter esse tipo de guarda-roupas em diversos estilos diferentes. Um dos mais utilizados é a arara, que, combinada com algumas prateleiras ou pequenos gaveteiros, torna-se uma forma estilosa de organizar as roupas e exibi-las ao mesmo tempo. Há também a possibilidade de ter guarda-roupas comuns, mas sem portas, ou montar prateleiras, nichos e cabideiros diretamente na parede, quase como em uma loja de roupas.
Foco e relaxamento
-
Espaço de trabalho
Para quem trabalha com home office ou costuma desenvolver projetos em casa – mesmo que por lazer –, é essencial ter um local confortável e calmo para conseguir manter o foco. Após escolher o cômodo (ou um canto em outro ambiente, como quarto ou sala de estar) para estabelecer o “escritório”, basta decorá-lo de forma a torná-lo funcional, prático e, é claro, personalizado. Na rede social, o número de ideias de decoração para espaços de trabalho cresceram 112% de um ano para cá.
-
Espaç o de meditação
Ter a possibilidade de trabalhar e de se divertir em casa é algo importante, mas, recentemente, as pessoas parecem estar buscando formas de transformar cômodos em locais mais relaxantes. Isso fica claro conforme o levantamento do Pinterest mostra que, de um ano para cá, as buscas por formas de decorar espaços próprios para meditação e relaxamento cresceram 248%.
- Banheiras
De acordo com outro levantamento da rede social realizado em dezembro do ano passado, os “banheiros-spa” vêm se consolidando como tendência de decoração, e há diversos elementos que ajudam a criar esse clima no cômodo. Conforme mostra o estudo mais recente, banheiras “diferentonas” estão fazendo a cabeça dos usuários do Pinterest, já que ideias a respeito desse tema cresceram em 668% no último ano.
Ousando com cores
-
Block printing
Na hora de renovar a decoração, muita gente curte colocar a mão na massa e criar trabalhos realmente personalizados. Uma boa forma de fazer isso e ainda mergulhar em algo que está se mostrando tendência (com um crescimento de 127% no número de ideias salvas no Pinterest) é usando a técnica de “block printing” (algo como "pintura com blocos" em português).
Essa técnica tradicionalmente indiana consiste em esculpir formas diversas em blocos de madeira e usá-los para "carimbar" superfícies. Apesar de ser algo relativamente trabalhoso de se fazer, tem um ótimo resultado na hora de decorar capas de almofadas, cortinas, paredes e até móveis.
- Cores
Que tal ousar nas cores na hora de decorar um ambiente? Apesar de fortes, tons como o vermelho, o verde-militar e o azul-escuro podem ser combinados com cores mais claras e neutras, dando um contraste que, além de harmonioso, confere dimensão aos ambientes. Além de esses tons serem belos e versáteis, o levantamento do Pinterest mostra que ideias relacionadas à primeira cor cresceram 217%, as que incluem a segunda cresceram 209% e as relacionadas à terceira, 139%.
Leia também: Confira oito ideias de decoração baratas e fáceis de se fazer em casa
- Pias escuras
Para quem gosta de tons mais escuros e considera o preto um charme, o levantamento da rede social mostra que ele voltou com tudo, e de maneira bastante inusitada. Se há vontade de usar a cor, mas sem ser na parede, saiba que utilizá-lo em pias – inclusive na da cozinha – é uma tendência que, segundo o estudo, teve 252% mais ideias salvas durante o último ano.
Criatividade e inovação
- Lã, couro e franja
De acordo com o levantamento, a combinação de texturas não é algo presente apenas em passarelas. O número de ideias que incluem o uso de franjas, couro e lã cresceu 275%, 212% e 168% respectivamente, e esses elementos ser usadas de diversas formas, como em sofás, poltronas, tapetes, cortinas, mantas e almofadas – basta usar a criatividade.
-
Upcycling
Cansou de um móvel? Pois saiba que, às vezes, uma reforma simples é tudo o que ele precisa. A técnica chamada de “upcycling” consiste em colocar as mãos na massa e modificar móveis que já estão na casa, ou usar partes deles para criar novos e criativos objetos de decoração. Divertida e ideal para quem curte atividades manuais, a técnica tem se mostrado popular, já que o número de ideias relacionadas à ela cresceu 131% no último ano.
-
Tapete
Aproveitando a recente chegada do outono e, consequentemente, de climas mais amenos, uma boa forma de mudar um pouco a cara de um cômodo sem fazer uma grande reforma é escolher um tapete que chame atenção para si. Ele pode ter uma estampa diferente que se destaca em meio ao restante da decoração ou até um formato inusitado, por exemplo. De acordo com o Pinterest, apostar em tapetes é uma tendência cujo número de ideias salvas na rede social cresceu 236% no último ano.
-
Lustres celestiais
É fã dos astros? Pois saiba que é possível expressar esse gosto no lustre de casa. De acordo com o levantamento da rede social, o número de ideias salvas que contemplam lustres celestiais – ou seja, que parecem uma grande estrela explodindo ou até mesmo um conjunto de astros – cresceu 137% nos últimos doze meses e, além de eles serem algo criativo, também trazem um ar de sofisticação ao ambiente em que estão.
-
Formas geométricas
Outra forma de decorar que está em alta e pode aparecer em várias formas diferentes é a utilização de motivos geométricos. Terrários de plantas, abajures e até mesas em formatos inusitados com diversas faces (cujo aumento no número de ideias salvas na rede social cresceu 526% entre um ano e outro) entram nessa, além de revestimentos com a mesma temática (cujo número de ideias salvas cresceu 238% nos últimos doze meses).
- Sem paredes
Se a ideia é fazer uma grande reforma, algo que está virando tendência é eliminar as paredes que dividem a casa em diversos cômodos para criar espaços amplos e até dividi-los utilizando outros recursos, como móveis, biombos, painéis e mais. De acordo com a rede social, o número de ideias salvas relacionadas a espaços com menos paredes teve um aumento de 150% durante o último ano.
Leia também: Quer decorar com plantas? Saiba quais espécies fazem bem à saúde
-
Plantas
Mais uma coisa que está em alta no mundo da decoração de acordo com o Pinterest é o uso de plantas pela casa. Além de ser possível cultivar diversas espécies dentro de casa, elas também podem estar presentes em quadros e são uma ótima inspiração para gravuras e papéis de parede. Segundo o levantamento, o número de ideias relacionadas a essas técnicas cresceu 396%, 114% e 46%, respectivamente.