Durante as últimas semanas, o Pinterest – rede social que reúne bilhões de ideias de moda, alimentação, maquiagem, decoração e outros temas – realizou um levantamento em que, com base no aumento na quantidade de postagens salvas sobre determinados temas, elegeu dez tendências para 2018 no mundo da decoração . Com a chegada de 2018, é natural que bata aquela vontade de repaginar a casa e, para os fãs de decoração, seguir tendências é obrigatório. Sendo assim, saiba que uma boa opção é começar pelo banheiro e focar em transformá-lo em um spa.
É isso mesmo. O banheiro costuma ser um cômodo ao qual não damos muita atenção na hora de planejar a decoração, mas, de acordo com o levantamento do Pinterest, cada vez mais pessoas sentem vontade de tornar esse ambiente mais agradável. A pesquisa aponta que o número de ideias relacionadas a banheiros-spa cresceram 269% durante o último ano. Veja como é possível deixar o seu cômodo com a cara daqueles que encontramos nas revistas:
1. Use tons claros e neutros
Sua cor preferida pode até ser laranja, mas ficar olhando para uma parede com esse tom não ajuda em nada a acalmar os nervos após um dia estressante, certo? Sendo assim, o ideal para quem está pensando em repaginar o banheiro partindo da estaca zero é escolher uma paleta de tons neutros e, acima de tudo, claros para as tintas e revestimentos que serão usados.
Na dúvida, uma dica é apelar para o branco e utilizá-lo no cômodo inteiro. Além de ajudar no relaxamento, o tom claro faz com que o ambiente pareça maior e mais “clean”. Enquanto isso, cores mais fortes podem aparecer em detalhes como torneiras e outros acessórios.
2. Aposte nas plantas
De acordo com arquitetos e decoradores, uma linha de decoração que está em alta é o “Urban Jungle” , estilo que incorpora (muitas) plantas, materiais naturais e tons que lembram a natureza, transformando o ambiente em uma “selva moderna”. E nós não estamos falando em pequenos vasos com flores delicadas, mas sim em plantas cujas folhas pendem para fora dos vasos em longos ramos, como samambaias e trepadeiras variadas.
A ideia de distribuir plantas pelo banheiro pode até parecer estranha, mas agrada; de acordo com outro levantamento do Pinterest, divulgado em setembro deste ano, o número de buscas por esse tópico aumentou em 302% entre 2016 e 2017. Além disso, as plantas não só dão um toque de natureza como também podem ajudar no relaxamento e até no combate a problemas respiratórios.
De acordo com a arquiteta Bianca Prior, parceira da Doka Bath Works, espécies como a ráfia, a samambaia, o capim-limão, a hera inglesa e o eucalipto são ótimas opções para melhorar a qualidade do ar porque são filtradoras (e algumas delas ainda liberam um aroma agradável quando entram em contato com o vapor do chuveiro). Quanto à disposição, elas podem ficar em vasos no chão – se forem maiores –, em prateleiras – com os ramos pendendo para fora do vaso –, em pequenos vasos presos à parede ou até em cima da pia. Para Bianca, o segredo é ter moderação!
3. Madeira no molhado? Sim!
Apesar de madeira não ser a escolha mais comum na hora de decorar uma área molhada – como banheiros e cozinhas –, ela pode, sim, ser usada para dar um toque de spa a esse cômodo. De acordo com o arquiteto Pedro Bazani, a madeira é um material que sofre bastante com a ação do tempo, mas que, com impermeabilização prévia e manutenção periódica , ela pode ser utilizada para revestir as paredes e até como piso do box.
Aqui, as possibilidades são extensas: para quem busca um ar mais rústico, é possível usar a madeira de forma mais irregular e natural, mas, se a ideia é um acabamento mais “clean”, há opções mais retas, com menos variações de cores e de superfície mais suave.
Se não for possível revestir parte do cômodo com madeira, objetos feitos com esse material são muito bem-vindos. Desde saboneteiras e cestos até torneiras e deques, são várias as opções que permitem basear a decoração do ambiente em madeira, tornando-o mais natural e relaxante.
4. Conforto é peça-chave
Na hora de transformar banheiros em spas, o foco deve ser no conforto. Por serem o desejo de muita gente após dias estressantes, banheiras são muito bem-vindas em um spa caseiro (principalmente aquelas modernosas que lembram uma grande tigela oval), mas é importante ter em mente que elas não são a única forma de conferir conforto ao ambiente.
Procure dispor toalhas, rolos de papel higiênico, sabonetes, esponjas e outros itens de higiene pessoal organizados em cestos de metal, madeira ou palha para que estejam sempre à mão como em um spa de verdade. Outra dica é colocar um tapete fofinho no cômodo para que, mesmo após o banho, o conforto esteja lá.
5. Cristais e aromaterapia
Apesar de não ser algo de eficácia 100% comprovada, muitos spas e adeptos de terapias alternativas usam cristais e aromatizadores como incensos, difusores e óleos essenciais para driblar o estresse e até doenças.
Mesmo que você não acredite nas propriedades desses objetos, provavelmente concorda que cristais podem ser belos objetos de decoração , que velas aromáticas ou incensos somados a banhos relaxantes são um combo incrível e que essa é a “cereja do bolo” na hora de transformar seu banheiro em um spa.