Quando as pessoas pensam em decoração de Natal, é comum que elas relacionem o tópico a coisas como bonecos de neve, trenós, renas, pinheiros e outros muitos elementos típicos do inverno em países ao redor do mundo. Porém, apesar de esse tipo de decoração ter se tornado uma tradição em praticamente todo o mundo, o Brasil não está na lista de países que têm um “Natal branco” (ou seja, repleto de neve).

Leia também: Cinco árvores de Natal alternativas para você se inspirar (ou dar umas risadas)

Apesar de a decoração de Natal tradicional prevalecer, muita gente anda buscando alternativas mais
Reprodução/Pinterest
Apesar de a decoração de Natal tradicional prevalecer, muita gente anda buscando alternativas mais "tropicais" para ela

É claro que não há nada de errado em encher a casa com esses elementos tradicionalmente natalinos mesmo sem que o clima combine com eles, mas, de acordo com um levantamento realizado pelo Pinterest – rede social que reúne ideias de decoração, moda, beleza, entre outras –, cada vez mais pessoas estão buscando alternativas mais “tropicais” na hora de fazer a decoração de Natal . Em um ano, o site afirma ter havido um aumento de 100% nas ideias salvas com esse tema.

Está a fim de inovar na hora de decorar a casa neste ano? Confira algumas dicas de como aderir à essa tendência e ter um final de ano em clima tropical:

1. Abacaxis (sim, é sério)

De longe, a ideia de decoração que mais tem conquistado as pessoas – não apenas no Brasil, mas no mundo todo – é a do abacaxi como enfeite ou até como árvore de Natal. De acordo com os dados levantados pela rede social, houve um aumento de 3406% no número de ideias relacionadas a esse tema durante o último ano.

De acordo com um levantamento feito pelo Pinterest, abacaxis natalinos estão se tornando uma tendência cada vez maior
Reprodução/Pinterest
De acordo com um levantamento feito pelo Pinterest, abacaxis natalinos estão se tornando uma tendência cada vez maior

Há algumas formas diferentes de incorporar essa fruta tropical na decoração de Natal. Você pode abrir um buraco nele, retirar tudo o que tem dentro (sem se esquecer de consumir, hein!) e colocar uma vela na cavidade, como costuma ser feito com abóboras durante o Halloween. Também é possível transformar um cordão de luzes basicão em um pisca-pisca de mini abacaxis seguindo um tutorial como este:

O mais comum, porém, é enfeitar a coroa do abacaxi com enfeites natalinos, transformando-a em uma árvore.

2. Guirlandas com frutas e vegetais

Aqui, uma das ideias é para ficar pendurada pela casa, enquanto a outra dá um ótimo (e delicioso) centro de mesa para o jantar. Guirlandas normalmente trazem elementos como pinhas, neve falsa, galhos secos e outras coisas relacionadas ao clima frio. Se você busca fazer uma decoração de Natal mais tropical, porém, pode usar frutas secas e bem coloridas na hora de fazer sua guirlanda.

Incluir frutas bem coloridas na hora de montar uma guirlanda já ajuda a
Reprodução/Pinterest
Incluir frutas bem coloridas na hora de montar uma guirlanda já ajuda a "tropicalizar" a decoração de Natal

A guirlanda tropical também pode ser levada para a mesa de jantar, basta montá-la em uma travessa usando legumes, verduras e o que mais você quiser incluir em uma deliciosa salada natalina e fresquinha.

Leia também: Veja 10 dicas de como fazer uma decoração de Natal segura

A guirlanda também pode ser comestível, montada com verduras e aperitivos e ainda se tornando um belo centro de mesa
Reprodução/Pinterest
A guirlanda também pode ser comestível, montada com verduras e aperitivos e ainda se tornando um belo centro de mesa

Combine ingredientes em tons de verde, branco e vermelho em um motivo circular, usando a verdura como base e “decorando” a guirlanda com outros alimentos, como tomatinhos, pimentões, muçarela de búfala e o que mais for do seu gosto. Além de ser uma ótima forma de dispor aperitivos para os convidados da festinha, é um centro de mesa criativo e bonito.

3. Use e abuse da folhagem, mas nada de pinheiros!

Outra forma de decorar que tem ganhado cada vez mais atenção é a decoração com folhagens (mas do tipo tropical, com carinha de mata atlântica, nada de pinheiros!). Segundo o levantamento do Pinterest, o número de ideias salvas relacionadas a isso teve um aumento de 413% durante o último ano. Além disso, a escolha da Pantone - autoridade mundial em cores - para a cor do ano de 2017 foi o "Greenery", um tom de verde claro, aberto e alegre. Sendo assim, por que não abusar de verdes mais vivos na hora de fazer a decoração de Natal?

Aqui, é hora de usar a criatividade. Velas, por exemplo, são algo bem característico do Natal, mas, em vez de decorá-las com brilho, pinhas e coisas do tipo, escolha algum tipo de folhagem e faça um arranjo em torno delas, amarrando tudo com um barbante ou algum tipo de fibra natural. Também é possível colocar as velas em caixinhas de madeira e distribuir raminhos de folhas à sua escolha.

Em vez de apostar em uma decoração mais
Reprodução/Pinterest
Em vez de apostar em uma decoração mais "seca", que remete ao inverno, pense em formas de incluir folhas frescas nela














Na hora de decorar a mesa, pode usar aquele ditado: “se não é pra ousar, nem faça”! Aqui, você pode escolher ramos de folhagens e combiná-los com vasos, sejam eles de vidro ou até vasinhos com pequenas plantas mesmo.

Folhagens também podem estar presentes na mesa do jantar, seja em arranjos, seja como forma de enfeitar os itens da mesa
Reprodução/Pinterest
Folhagens também podem estar presentes na mesa do jantar, seja em arranjos, seja como forma de enfeitar os itens da mesa

Você também pode enrolar talheres e copinhos de shot com folhas, usando fibras naturais para amarrar tudo no lugar e dispor grandes folhas como se faz com um buquê de flores, em grandes vasos transparentes com água.

4. Decoração alternativa e muito colorida

Algumas das outras ideias de decoração para festas de final de ano que estão bombando envolvem o que há de mais tropical: muitas, mas muitas cores! 

Arranjos de flores bem coloridas também são bem-vindos e, para acompanhar, que tal um vaso bem tropical?
Reprodução/Pinterest
Arranjos de flores bem coloridas também são bem-vindos e, para acompanhar, que tal um vaso bem tropical?

Se você quer testar esse tipo de decoração e curte flores, uma possibilidade é montar arranjos usando cores bem vivas, como amarelo, rosa, laranja, vermelho e branco. Na hora de escolher o recipiente para o buquê, que tal seguir na tendência de abacaxis e criar um vaso com a fruta? Para isso, basta cortar fora a coroa, tirar a polpa e colocar um copo dentro da casca. Outra opção é utilizar um coco vazio. Mais tropical que isso, não fica!

Leia também: Como incluir as crianças na hora de preparar a casa para o Natal?

Árvores alternativas também são uma boa ideia para distanciar a decoração do clima frio
Reprodução/Pinterest
Árvores alternativas também são uma boa ideia para distanciar a decoração do clima frio

Agora, quem disse que a árvore de Natal precisa ser: 1 – um pinheiro e 2 – baseada em tons de vermelho, verde e dourado? Nada disso! Se você quer trazer um tom tropical para a decoração de Natal, aposte em enfeites bem coloridos, assim como as flores. Para ser mais diferente ainda, você pode trocar o pinheiro por uma árvore seca como a da foto, decorando-a com enfeites leves e coloridos. Também é possível montar um “pinheiro” com suculentas, as plantinhas da moda.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!