Quando as pessoas pensam em decoração de Natal, é comum que elas relacionem o tópico a coisas como bonecos de neve, trenós, renas, pinheiros e outros muitos elementos típicos do inverno em países ao redor do mundo. Porém, apesar de esse tipo de decoração ter se tornado uma tradição em praticamente todo o mundo, o Brasil não está na lista de países que têm um “Natal branco” (ou seja, repleto de neve).
Leia também: Cinco árvores de Natal alternativas para você se inspirar (ou dar umas risadas)
É claro que não há nada de errado em encher a casa com esses elementos tradicionalmente natalinos mesmo sem que o clima combine com eles, mas, de acordo com um levantamento realizado pelo Pinterest – rede social que reúne ideias de decoração, moda, beleza, entre outras –, cada vez mais pessoas estão buscando alternativas mais “tropicais” na hora de fazer a decoração de Natal . Em um ano, o site afirma ter havido um aumento de 100% nas ideias salvas com esse tema.
Está a fim de inovar na hora de decorar a casa neste ano? Confira algumas dicas de como aderir à essa tendência e ter um final de ano em clima tropical:
1. Abacaxis (sim, é sério)
De longe, a ideia de decoração que mais tem conquistado as pessoas – não apenas no Brasil, mas no mundo todo – é a do abacaxi como enfeite ou até como árvore de Natal. De acordo com os dados levantados pela rede social, houve um aumento de 3406% no número de ideias relacionadas a esse tema durante o último ano.
Há algumas formas diferentes de incorporar essa fruta tropical na decoração de Natal. Você pode abrir um buraco nele, retirar tudo o que tem dentro (sem se esquecer de consumir, hein!) e colocar uma vela na cavidade, como costuma ser feito com abóboras durante o Halloween. Também é possível transformar um cordão de luzes basicão em um pisca-pisca de mini abacaxis seguindo um tutorial como este:
O mais comum, porém, é enfeitar a coroa do abacaxi com enfeites natalinos, transformando-a em uma árvore.
2. Guirlandas com frutas e vegetais
Aqui, uma das ideias é para ficar pendurada pela casa, enquanto a outra dá um ótimo (e delicioso) centro de mesa para o jantar. Guirlandas normalmente trazem elementos como pinhas, neve falsa, galhos secos e outras coisas relacionadas ao clima frio. Se você busca fazer uma decoração de Natal mais tropical, porém, pode usar frutas secas e bem coloridas na hora de fazer sua guirlanda.
A guirlanda tropical também pode ser levada para a mesa de jantar, basta montá-la em uma travessa usando legumes, verduras e o que mais você quiser incluir em uma deliciosa salada natalina e fresquinha.
Leia também: Veja 10 dicas de como fazer uma decoração de Natal segura
Combine ingredientes em tons de verde, branco e vermelho em um motivo circular, usando a verdura como base e “decorando” a guirlanda com outros alimentos, como tomatinhos, pimentões, muçarela de búfala e o que mais for do seu gosto. Além de ser uma ótima forma de dispor aperitivos para os convidados da festinha, é um centro de mesa criativo e bonito.
3. Use e abuse da folhagem, mas nada de pinheiros!
Outra forma de decorar que tem ganhado cada vez mais atenção é a decoração com folhagens (mas do tipo tropical, com carinha de mata atlântica, nada de pinheiros!). Segundo o levantamento do Pinterest, o número de ideias salvas relacionadas a isso teve um aumento de 413% durante o último ano. Além disso, a escolha da Pantone - autoridade mundial em cores - para a cor do ano de 2017 foi o "Greenery", um tom de verde claro, aberto e alegre. Sendo assim, por que não abusar de verdes mais vivos na hora de fazer a decoração de Natal?
Aqui, é hora de usar a criatividade. Velas, por exemplo, são algo bem característico do Natal, mas, em vez de decorá-las com brilho, pinhas e coisas do tipo, escolha algum tipo de folhagem e faça um arranjo em torno delas, amarrando tudo com um barbante ou algum tipo de fibra natural. Também é possível colocar as velas em caixinhas de madeira e distribuir raminhos de folhas à sua escolha.
Na hora de decorar a mesa, pode usar aquele ditado: “se não é pra ousar, nem faça”! Aqui, você pode escolher ramos de folhagens e combiná-los com vasos, sejam eles de vidro ou até vasinhos com pequenas plantas mesmo.
Você também pode enrolar talheres e copinhos de shot com folhas, usando fibras naturais para amarrar tudo no lugar e dispor grandes folhas como se faz com um buquê de flores, em grandes vasos transparentes com água.
4. Decoração alternativa e muito colorida
Algumas das outras ideias de decoração para festas de final de ano que estão bombando envolvem o que há de mais tropical: muitas, mas muitas cores!
Se você quer testar esse tipo de decoração e curte flores, uma possibilidade é montar arranjos usando cores bem vivas, como amarelo, rosa, laranja, vermelho e branco. Na hora de escolher o recipiente para o buquê, que tal seguir na tendência de abacaxis e criar um vaso com a fruta? Para isso, basta cortar fora a coroa, tirar a polpa e colocar um copo dentro da casca. Outra opção é utilizar um coco vazio. Mais tropical que isso, não fica!
Leia também: Como incluir as crianças na hora de preparar a casa para o Natal?
Agora, quem disse que a árvore de Natal precisa ser: 1 – um pinheiro e 2 – baseada em tons de vermelho, verde e dourado? Nada disso! Se você quer trazer um tom tropical para a decoração de Natal, aposte em enfeites bem coloridos, assim como as flores. Para ser mais diferente ainda, você pode trocar o pinheiro por uma árvore seca como a da foto, decorando-a com enfeites leves e coloridos. Também é possível montar um “pinheiro” com suculentas, as plantinhas da moda.