O Dia das Bruxas vem aí! Veja como fazer uma decoração temática

Se você é fã da data, talvez seja um bom momento para fazer uma decoração temática ou até organizar uma festa daquelas bem fantasmagóricas

Apesar ser uma tradição primordialmente norte-americana, o Halloween – conhecido no Brasil como Dia das Bruxas e comemorado no dia 31 de Outubro – se popularizou ao redor do mundo, fazendo com que muitas pessoas virassem fãs da data e de tudo o que vem com ela, como o clima sombrio e os personagens característicos da época.

Leia tudo sobre casa e decoração aqui!

Foto: Reprodução/Pinterest
Apesar de ser uma traduição norte-americana, não há problema algum em curtir o Dia das Bruxas por aqui também

Aqui no Brasil há quem curta a ideia de fazer uma decoração “típica” em casa, ou até organizar festas temáticas. De acordo com o Pinterest, rede social que agrupa ideias de organização, decoração, beleza e outros temas, o número de postagens relacionadas ao Dia das Bruxas salvas pelos brasileiros aumentou em 155% desde 2016.

Se você é do tipo de pessoa que curte projetos manuais, gosta dessa data comemorativa ou está planejando uma festa temática, veja dicas de como aproveitar o mês para deixar tudo mais assombroso dentro de casa:

1. Garrafas de várias formas

Sim, simples garrafas de vidro em formatos diferentes podem ajudar a criar um clima de Dia das Bruxas sem exigir muita habilidade manual da parte de quem estiver fazendo.

Foto: Reprodução/Pinterest
Garrafas transparentes ou até de vinho podem ser ótimos enfeites na hora de deixar o ambiente mais sombrio

Você pode, por exemplo, reutilizar ou comprar garrafas de vidro transparentes, colocar raminhos de plantas aleatórias dentro delas, enchê-las com água e, para coroar, encaixar velas nos gargalos. Apesar de não ser assustador, remete a um ambiente onde se guarda ingredientes para poções.

Outra opção é guardar garrafas de vinho de tonalidades e formatos diferentes, retirar os rótulos e encaixar velas de tamanhos variados nos gargalos, acendendo-as. Conforme as velas derretem, a cera escorre pelas laterais da garrafa e, mesmo que estejam apagadas, dão um clima de castelo antigo ou masmorra.

2. As famosas abóboras

Nos Estados Unidos, uma das tradições mais famosas do Dia das Bruxas consiste em abrir abóboras, retirar delas todo o recheio, esculpir rostos na casca e colocar uma vela ou outro tipo de iluminação dentro delas, para que as feições brilhem durante a noite. Esse tipo de enfeite é uma opção, mas esculpir abóboras não é exatamente a coisa mais simples de se fazer.

Foto: Reprodução
Não, você não precisa esculpir uma abóbora para entrar na onda do Halloween, elas podem servir de enfeite de outros jeitos

É possível, porém, utilizar a abóbora na decoração da casa ou da festa de Halloween de formas mais simples. Se você está pensando em fazer algo mais sofisticado, pode pintar as abóboras de branco e tons metalizados para fazer arranjos de mesa, ou até utilizá-la como um vaso para flores e folhagens falsas.

Foto: Reprodução/Pinterest
Se você for fazer uma festa, pode decorá-las de forma mais ousada, com tintas neon e até máscaras

Se a ideia é preparar uma festa, a decoração das abóboras pode ser mais ousada, com desenhos elaborados, tinta fosforescente ou até máscaras variadas.

Outra boa opção para festas é utilizar a abóbora como bacia para manter bebidas geladas. Para fazer isso, basta abri-la, retirar todas as sementes e deixá-la bem lisinha por dentro. Em seguida, é preciso encaixar uma tigela de tamanho aproximado e, aí sim, enchê-la com água, gelo e as bebidas.

Leia também: Amarelo primrose é a cor do momento; veja dicas de como usá-la em casa

3. Caveirinhas simpáticas

Foto: Reprodução/Pinterest
Caveiras não precisam ser assustadoras. Como vasinhos, elas até que são bem simpáticas!

Se engana quem pensa que caveira é coisa de adolescente revoltado. Além de serem uma ótima – e talvez um pouco sombria – forma de fazer alusão ao Dia das Bruxas, as caveiras parecem não sair de moda, já que é possível encontrar diversos objetos de decoração no formato de crânios.

Foto: Reprodução/Pinterest
Para utilizar caveiras na decoração, é possível comprar aquelas de plástico bem realistas e decorá-las

Alguns deles já vêm prontos e são feitos de porcelana, vidro, resina e até madeira, mas há também a possibilidade de comprar caveiras de plástico e montar o próprio enfeite, seja ele um vaso, um crânio decorado com pérolas ou até algo mais complexo, como este suporte para livros:


4. Guirlandas adaptadas

Não, esse tipo de enfeite não precisa necessariamente ser algo exclusivo da decoração natalina. É possível, por exemplo, comprar uma guirlanda simples, retirar os adereços natalinos e decorá-la com caveirinhas ou até pequenas abóboras coloridas.

Foto: Reprodução/Pinterest
Guirlandas não são só para o natal; dependendo de como você incrementá-las, também servem para o Dia das Bruxas

Há também as guirlandas feitas com galhos retorcidos, que podem ser pintadas de preto com tinta spray e, acompanhada por outros elementos, como velas e abóboras, cria um clima apropriado para o Halloween.

5. Fantasmas de fita adesiva

Além de ser um “faça você mesmo” divertido, esta é uma ótima forma de preparar a casa para uma festa. Com alguns rolos de fita adesiva, uma tesoura, alguém para servir de molde e muito – mas muito – cuidado, é possível criar uma entidade fantasmagórica que, por ser feita de plástico, pode até ser pendurada ou preenchida com luzes.

Foto: Reprodução/Pinterest
Fazer fantasmas de fita adesiva é uma forma prática e divertida de decorar a casa para uma festa

Para fazer o fantasma, é preciso enrolar cuidadosamente a fita adesiva em alguém, de preferência por cima das roupas da pessoa, para que ela desgrude mais facilmente. Para a cabeça, é necessário cobrir a cabeça da pessoa com uma touca e enrolar a fita adesiva por cima, com cuidado para não apertar. No final, usa-se a tesoura para cortar aberturas na parte de trás da “casca” e retirá-la do corpo da pessoa. Na dúvida, é sempre indicado assistir a um tutorial e seguir os passos corretamente.

6. Teias de aranha

Outro enfeite que pode ser facilmente feito em casa é a teia de aranha de barbante. Para isso, você deve encher uma bexiga, molhar fios de barbante em cola branca líquida e enrolá-lo em torno do balão, tomando cuidado para não estourá-lo.

Quando aparecerem apenas algumas frestas da bexiga – e o barbante estiver parecendo uma teia de aranha –, deixe tudo secar e, quando os fios estiverem rígidos, pode estourar o balão e pendurar aranhas de mentira sobre a teia.

Leia também: A primavera chegou! Veja como redecorar a casa e deixá-la a cara da estação

7. Velas

Ao mesmo tempo em que velas podem ajudar a criar um clima romântico, elas também são perfeitas para uma decoração mais fantasmagórica.

Além de distribuir algumas velas comuns pela casa, de tamanhos variados e em locais inusitados, também é possível deixá-las ainda com mais cara de “rústicas”, cobrindo potinhos com gravetos e colocando-as dentro.

Agora é colocar a mão na massa e se preparar para o Dia das Bruxas!