No Brasil, a primavera só chega de fato no dia 21, mas já faz ao menos duas semanas que a estação está dando o ar da graça em grande parte do país. Após dias de frio intenso e muitas chuvas, o tempo virou, o sol voltou a dar as caras e as árvores começaram a florescer. Para os mais chegados em decoração , esta pode ser uma ótima época para dar um visual novo aos cômodos da casa.
Leia tudo sobre casa e decoração aqui!
Na hora de trazer a primavera para dentro de casa, porém, nem é necessário fazer grandes reformas, já que há muitas formas de incorporar as cores e tendências da estação sem, por exemplo, mudar as cores das paredes. Confira algumas dicas e ponha a mão na massa!
Frescor
Com a chegada dessa estação, é hora de colocar casacos e botas de escanteio no guarda roupa, e o mesmo vale para objetos de decoração “pesados”, como roupas de cama e cortinas grossas. De acordo com Edson Vieira, arquiteto parceiro da Etna, o ideal é escolher materiais que contribuam para o frescor da casa.
“Na roupa de cama, por exemplo, o ideal é utilizar jogos de lençóis com tecidos como seda ou cetim. Esses materiais também podem ser utilizados em cortinas, que, além de proporcionar mais frescor, permitem a entrada de luz natural, deixando o ambiente mais alegre e convidativo”, explica Vieira.
Apesar de darem a ideia de aconchego que tanto buscamos no inverno, almofadas e tapetes felpudos também devem ser colocados de lado nessa época do ano. Para peças mais difíceis de se trocar, como o sofá, o arquiteto indica mudar o revestimento. “O couro, por exemplo, não é indicado para os dias quentes, já que costuma grudar no corpo, então a saída é revestir a peça com tecidos mais frios, deixando-a mais confortável e, ao mesmo tempo, charmosa e elegante”, sugere o arquiteto.
Cores e estampas
Ao contrário do inverno, que pede tons neutros, claros e ligeiramente apagados na decoração, a primavera é a cara do oposto. Segundo Vieira, o gosto dos moradores deve, é claro, ser levado em conta, mas dias mais quentes tendem a pedir tons suaves – que conferem uma sensação de leveza e frescor – mesclados com cores mais vibrantes (afinal, estamos falando da estação das flores!).
Segundo a Pantone, autoridade em cores reconhecida mundialmente, as tendências de cores dessa estação devem indicar renovação, imaginação e esperança. Pensando nisso, a instituição elaborou uma paleta de tons que podem ser combinadas entre si.
Com cores que vão desde o amarelo – que traz entusiasmo e lembra dias quentes – e o azul marinho – que remete a relaxamento –, a paleta é bastante diversa e pode ser representada tanto na hora de pintar uma parede quanto na escolha de objetos para a decoração.
Leia também: Chalé inspirado em casa da Branca de Neve está à venda em Washington
Segundo Vieira, estampas também auxiliam na hora de redecorar o ambiente para dar as boas vindas à nova e alegre estação. Tecidos com estampas de flores e folhagens e cores vibrantes são uma boa pedida para almofadas, tapetes, cortinas, quadros e pôsteres, por exemplo.
O arquiteto afirma que até a cozinha, a sala de jantar e eventos ao ar livre podem ser decorados de acordo com a estação, usando toques de cores vibrantes nos utensílios.
Leia também: Homem passa anos juntando tampinhas de garrafa para fazer bancada incrível
Natureza dentro de casa
Enquanto folhagens mais “secas” e de cores mais quentes combinam com o verão e plantas como o cacto são a cara do inverno, a primavera pede o que há de mais colorido. Espalhar arranjos de flores ou enfeites florais pela casa e renovar o jardim, portanto, são boas opções.