Tamanho do texto

É preciso separar por cor ou por tecido? Roupas de cama e peças delicadas podem ir juntas para a máquina? Tire essas e outras dúvidas sobre o processo

Apesar de as máquinas de lavar estarem cada vez mais práticas, é comum que as pessoas tenham diversas dúvidas na hora de colocar as roupas para lavar. Não separar as roupas por cores e materiais, utilizar produtos inadequados e não prestar bastante atenção nas configurações da máquina de lavar roupas pode estragar as peças e até gerar desperdício de água e dinheiro.

Leia também: Saiba qual é a forma correta de fazer a limpeza dos eletrodomésticos

Apesar de as máquinas de lavar se tornarem cada vez mais fáceis de usar, é normal que quem começa a lavar roupas tenha algumas dúvidas a respeito do processo, dos produtos utilizados e de como separar as peças
Shutterstock
Apesar de as máquinas de lavar se tornarem cada vez mais fáceis de usar, é normal que quem começa a lavar roupas tenha algumas dúvidas a respeito do processo, dos produtos utilizados e de como separar as peças

Com a chegada do inverno, a tendência é a de que as roupas mais pesadas – como casacos, jaquetas, calças e peças de lã – voltem a dar as caras fora do guarda-roupas, e algumas dessas peças requerem cuidados especiais para que possam ser usadas por mais tempo. Confira dicas de como lavar roupas da maneira correta e economizando no processo.

1. Olho no produto certo

O produto mais barato da prateleira é, necessariamente, o mais econômico de todos, certo? Errado. De acordo com Aline Silva, gerente de marketing da empresa de produtos para cuidados com a casa Casa KM, os produtos usados na lavagem (tanto na máquina de lavar roupas – como sabão em pó e amaciantes –, quanto para a lavagem à mão – como sabão em barra – ) precisam ser 100% apropriados para as necessidades de cada um.

“Veja aqueles [produtos] que são destinados aos cuidados das peças que você tem no seu guarda-roupa. Um produto com bom rendimento utilizado em um equipamento moderno, somados à atenção do consumidor, vai, com certeza, entregar roupas com uma limpeza mais profunda e economia”, afirma Aline.

Ela ainda recomendando produtos que possam ser usados em diversos tipos de tecido e que requeiram apenas um enxague. Além disso, Aline também aconselha utilizar produtos de uma mesma linha para garantir o melhor resultado que eles possam oferecer.

2. Atenção com a dosagem

Quanto mais sabão em pó colocarmos na máquina na hora da lavagem, mais limpas ficam as roupas, verdadeiro ou falso? De acordo com Aline, isso não passa de um mito. “Se colocado em excesso, o sabão em pó pode manchar o tecido e não atingir sua máxima eficiência”, afirma. A dica aqui é não ter preguiça de ler a embalagem dos produtos que for utilizar para que tenha roupas limpas e perfumadas sem estragá-las ou gastar sabão à toa.

Leia também: Confira dicas de como refazer a decoração de um imóvel alugado

3. Junte mais roupas...

Nada de lavar um pouquinho por vez. De acordo com Aline, se você quer evitar desperdício, é importante sempre utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas. “Junte o máximo de roupas, seguindo sempre as instruções das etiquetas das peças, do lava-roupas e da máquina antes de bater”, aconselha Aline, reforçando que, dessa forma, o sabão rende mais e você economiza água, tempo e energia.

4. ... Mas separando-as corretamente

É aqui que mora a maior parte das dúvidas de quem está começando a se familiarizar com a tarefa de lavar roupas. Tudo pode ser lavado na máquina? Precisa colocar em saquinhos protetores? É só jogar tudo de uma vez e pronto? O processo pode dar resultados desastrosos caso algumas regrinhas não sejam seguidas. De acordo com a fabricante de eletrodomésticos Electrolux, é essencial separar as roupas que serão lavadas por cor (brancas x coloridas), tipo de tecido e categorias (roupa íntima, roupas de cama, toalhas, vestuário, etc), já que, para cada tipo, há um modo diferente na máquina. Veja mais detalhes:

Jeans

Peças jeans, como jaquetas e calças, merecem atenção especial. De acordo com a marca, elas devem ser viradas do avesso para evitar que se desgastem e desbotem.

Peças de tricô ou crochê (tanto as feitas com lã sintética quanto com lã verdadeira) precisam ser lavadas da forma correta, já que, dependendo das condições às quais são expostas, podem encolher, deformar e formar aquelas bolinhas chatas. Segundo orientações da marca, elas devem ser colocadas dentro de um saco protetor de roupas ou de uma fronha de travesseiro com um nó na ponta antes de irem para a máquina. Dessa forma, a fibra do tecido fica devidamente protegida.

É importante também lembrar que lã e água quente ou secagem em temperaturas altas não combinam nem um pouco, pois isso faz com que as peças encolham. Além disso, também não é recomendável deixar roupas desse tipo de molho.

Por ficarem bem mais pesadas com o peso da água, roupas feitas de lã nunca devem ser penduradas ou estendidas na vertical para que não se deformem. O indicado é colocá-las para secar sobre uma superfície plana.

Couro

Há muitas dúvidas sobre como peças feitas com esse material devem ser lavadas, mas não é preciso mandar para a lavanderia, não! O aconselhável é passar um pano macio ou uma esponja úmida na superfície da peça, evitando deixá-la de fato molhada. Se ela estiver muito suja, a recomendação é a de usar um pouco de sabão neutro também.

Além disso, é importante desdobrar as peças, fechar botões, zíperes, retirar qualquer objeto dos bolsos e colocá-las dentro da máquina aos poucos, deixando as mais pesadas no fundo. Segundo a marca, também é importante não sobrecarregar a máquina, prestando atenção no limite de peso que ela aguenta.

Leia também: Vai renovar a casa? Veja 5 mitos sobre decoração em que não se deve acreditar

Após fazer a disposição das peças na máquina, é necessário prestar atenção na quantidade de água e na forma que o sabão será colocado na hora de lavar roupas para um melhor resultado. O nível de água na máquina de lavar deve ficar em três ou quatro dedos acima do nível das peças, e o programa de lavagem deve ser selecionado com base tanto no tipo de tecido quanto no quão sujas aquelas roupas estão. Peças que não estão muito sujas não precisam passar por um processo tão pesado, já que isso pode acelerar o desgaste delas. Na hora de colocar o sabão, nada de despejá-lo de qualquer jeito: procure sempre dissolver a quantidade correta em um pouco de água antes.

    Leia tudo sobre: Casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.