Inverno dá uma preguiça, mas os dias mais frios pedem cuidados e é preciso arregassar as mangas e limpar a casa. Como é comum deixar a casa mais fechada nesta estação e há menos sol, acúmulo de poeira e mofo são problemas frequentes nesta época do ano. E uma casa empoirada é um passo para desencadear alergias e problemas respiratórios. 

Leia tudo sobre casa e decoração

Acessórios certos ajudam a limpar a casa no inverno; veja dicas
shutterstock
Acessórios certos ajudam a limpar a casa no inverno; veja dicas


Para limpar a casa nesta época, a dica de Thabata Lima, gerente de marketing da Bettanin, é procurar acessórios e utensílios que facilitem sua vida. Há diversos produtos no mercado que dispensam ou diminuem o uso de água, por exemplo, e são ótimos para serem manuseados no frio. 

Ela cita como exemplo os utensílios de limpeza com alta capacidade de absorção de pó, como os panos feitos de microfibra. Segundo a especialista, esse tecido consegue reter as pequenas partículas, evitando que a poeira se espalhe ainda mais pelo ambiente. Esses panos podem ser usados secos ou úmidos. 

É possível encontrar, por exemplo, espanadores de microfibra. Os tradicionais apenas retiram a poeira da superfície, espalhando para  outros lugares. Aqueles feitos com microfibra não, eles absorvem a poeira. 

Leia também: Veja dicas de como reorganizar o guarda-roupa para o inverno

Outro utensílio interessante é o MOP, uma espécie de esfregão. "Em vez de usar panos e baldes, o utensílio recolhe a sujeira, limpa e dá brilho e evita uma das maiores reclamações do tempo frio – o contato com a água gelada!", afirma Thabata. 

MOP é um utensílio bem prático para a limpeza da casa
shutterstock
MOP é um utensílio bem prático para a limpeza da casa


Dicas para o dia a dia

Outros pontos atrapalham a vida de qualquer dono de casa no inverno. As roupas demoram muito mais para secar ou aquele casaco que você adora está com uma mancha de mofo . Conversamos com a personal organizer Juliana Faria e ela tem truques e dicas dos tempos da vovó que vão ajudar, e muito, nessas tarefas do dia a dia. 

Se seu problema é da roupa que demora a secar, Juliana indica utilizar no último enxague um bactericida, principalmente quando lavar toalhas e calças jeans, que têm tecido mais grosso. Isso evita que as peças fiquem com cheiro desagradável. 

Na hora de pendurar as roupas, observe se as varetas do varal estão na posição perpendicular à janela. "Caso contrario o vento não conseguirá passar por todas as peças, dificultando assim o processo de secagem", diz a personal organizer. 

Maneira como as roupas são penduradas no varal podem facilitar o processo de secagem
shutterstock
Maneira como as roupas são penduradas no varal podem facilitar o processo de secagem

O modo como irá dispor a roupa no varal também ajuda. "Calças de tecido mais grosso devem ser penduradas do lado avesso e pelas pernas, assim a parte onde ficam os bolsos e zíper recebem maior ventilação e por consequência secam mais rápido".

Já para evitar o mofo, causado pelo excesso de umidade e pela falta de ventilaçãonão, tem saída, é preciso deixar o ambiente arejado, mesmo no frio. Por isso, abra as janelas. Juliana ainda diz que é possível colocar anti mofos nos armários e até optar por desumidificadores elétricos em caso de umidade severa. 

Lembra daquela roupa com mancha de mofo? Aí entra o truque da vovó: quarar no sol. "Lave a peça na máquina com sabão e um alvejante de oxigênio. Depois que tirar da máquina, coloque a peça ao sol e vá molhando em cima da mancha, sempre que secar, com uma mistura de sabão e água", detalha Juliana. "Às vezes é necessário ficar o dia todo ao sol. No final do dia, lave a peça com água quente e, se restar algumas manchas, repita o processo", completa. Esta técnica é mais adequada em roupas claras, pois o sol é um poderoso branqueador, podendo assim tirar a cor de tecidos escuros.

Agora é criar coragem para limpar a casa e se livrar da poeira e de outros detalhes não muito agradáveis do inverno. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!