O inverno chegou com tudo em diversas regiões do Brasil e as plantas pedem um cuidado especial para não sofrerem na estação e chegarem bonitas e saudáveis à primavera. Com os dias mais frios, é preciso ficar atento a maneira de regar as platinhas em casa e também cuidar daquelas que ficam ar livre, principalmente se você mora em uma região sujeita a geadas.
Leia tudo sobre casa e decoração
Conversamos com dois especialistas que dão dicas de como cuidar bem plantas no inverno. Veja os detalhes:
Rega x umidade
A planta precisa de água, mas nessa estação é preciso se atentar a quantidade para evitar umidade excessiva e até colocar em risco a vida dela. "No inverno, a planta costuma ser atacada por um fungo que se dissemina com mais velocidade se a água tiver muito tempo junto da folha", afirma o paisagista Alexandre Furcolin.
"A recomendação principal é que nessa época a irrigação seja feita no período da manhã, entre 6h e 7h, para que durante o dia essa água se evapore da folha. A irrigação noturna, não é recomendada, pois é muito difícil da água evaporar", detalha o especialista.
Atenção também para os vasinhos que ficam dentro de casa. "Cada caso é um caso, mas no geral, a frequência de rega é menor porque o consumo de água da planta é menor", afirma Hélio Grassi Filho, professor do Departamento de Nutrição Mineral de Plantas e Recursos Ambientais da UNESP.
Adubos
De acordo com os especilistas, o metabolismo da planta fica mais lento na época do frio, portanto, também é preciso controlar a quantidade de abudo que será usada. "As plantas diminuem seu metabolismo para guardar energia e o adubo estimula a brotação, trazendo um desgaste maior", explica Alexandre. "Nada de adubar com a frequência dos dias mais quentes", ressalta Hélio.
Para Alexandre, o ideal é adubar um ou dois meses antes de o inverno começar, para que a planta esteja preparada para estação. Já o professor da UNESP, que também é colaborador da Nutrientes para Vida, defende que é possível fazer a adubação 30 dias antes da primavera e deixar para a retornar a frequência habitual após o início da nova estação.
Sol, vento e outros fatores externos
Hélio lembra que sua plantinha precisa também de luminosidade. O ideal é deixá-la perto da janela, mas sem necessariamente tomar sol diretamente. "Proximidade da janela é importante pela circulação do ar e pela luz", afirma o professor.
Ele explica que a circulação do ar é fundamental para que a planta consiga fazer suas trocas gasosas com o ambiente e respire e também complete o processo de fotossíntese. Com isso, vai garantir a absorção da água e de nutrientes.
Mas ele alerta que é preciso evitar deixar a plantinha exposta a ventos fortes. E se a região que você mora é sujeita à geada, Alexandre ainda indica colocar uma cobertura na vegetação mais sensível. Também lembre-se de fazer a poda de galhos secos e doentes.
Flores no inverno
E se você ainda busca plantas que floresçam no inverno , Alexandre indica azaleias, gerânios, cerejeiras, orquídeas, amor-perfeito, boca-de-leão e beijo rajado. Já quem procura uma plantinha bem fácil de ser cuidada, pode optar por suculentas. "Além de serem resistentes à falta de claridade, precisam de rega apenas uma vez por semana e resistem bem as baixas temperaturas", fala o paisagista.