Se já é difícil refazer a decoração de um imóvel ou cômodo mesmo quando há liberdade de escolhas e orçamento, imagine fazer isso enquanto lida com restrições impostas por outra pessoa. Muitas vezes, quem mora em imóveis alugados não está feliz com a aparência do lar, mas acaba deixando tudo como está por não poder fazer grandes reformas no local.
Leia também: Levantamento do Pinterest revela dez tendências de 2017 para casas
Transmitir a própria personalidade ou os gostos pessoais na decoração de uma casa ou de um apartamento alugado pode ser uma tarefa realmente complicada. Muitos locadores restringem bastante as possibilidades de mudança no ambiente, como pintura, instalações que invadam as paredes, troca de piso e reformas estruturais em geral.
Há, porém, formas de deixar o imóvel com a cara de quem mora ali sem quebra quebra e sem desrespeitar as regras do dono. De acordo com um levantamento realizado pelo Pinterest, rede social que concentra cerca de 11 bilhões de posts com ideias de organização, a busca por recursos simples para dar uma nova cara a ambientes alugados cresceu 344% no último ano. Se você mora de aluguel e quer fazer algumas mudanças aqui e ali, confira cinco possibilidades e inspire-se!
Pintura ou revestimentos removíveis
De acordo com a designer de ambientes Laura Santos, a pintura é uma ótima forma de promover uma boa mudança nos cômodos do imóvel, caso esse seja um recurso permitido pelo dono da casa ou do apartamento. “A tinta, principalmente aquelas que imitam outros materiais, como cimento queimado, mármore, etc., consegue trazer mais personalidade e originalidade ao ambiente. Além disso, é também uma alternativa vantajosa no que diz respeito a custo benefício”, afirma a designer.
Caso o locador não permita que as cores das paredes sejam modificadas, uma alternativa é o uso de revestimentos removíveis. De acordo com Laura, o uso de papeis de parede ou adesivos é prático e dá destaque aos ambientes nos quais são aplicados. Além disso, a designer também ressalta que esses revestimentos são relativamente baratos.
Além de ser possível revestir áreas extensas, como a parede de uma sala ou de um quarto, os adesivos de parede podem ser mais versáteis do que se imagina. Há uma grande variedade de tamanhos, formatos e cores, e alguns deles imitam até azulejos coloridos e têm cobertura vinílica, o que os torna ideais caso o objetivo seja redecorar uma cozinha ou um banheiro.
Além de áreas molhadas, como banheiros e cozinhas, também é possível utilizar o adesivo de parede na decoração de outras partes da casa, como os degraus de uma escada, o tampo de uma mesa sem graça ou até trechos grandes de uma parede.
Leia também: Confira cinco mitos sobre decoração nos quais não se deve acreditar
Nada de piso feio à mostra
É comum que o inquilino não goste do piso original do imóvel que alugou ou fique insatisfeito com possíveis manchas ou desgaste do material, mas não possa substitui-lo por ordem do locador. Nesse caso, a designer indica o uso de tapetes para disfarçá-lo e ainda tornar o cômodo mais aconchegante. “Esse é o melhor truque também para quem quer esconder imperfeições no piso e quer proporcionar ao ambiente um diferencial”, afirma Laura.
Outras opções para quem não gosta do piso do imóvel e não pode trocá-lo são os tacos com encaixe e os revestimentos vinílicos próprios para serem aplicados sobre o chão.
Tanto o piso com encaixe quanto os adesivos podem ser aplicados sobre o piso original e podem ser removidos com facilidade se o inquilino precisar devolver o imóvel.
Móveis, iluminação e divisão de ambientes
Quer transformar um ambiente grande em dois cômodos separados ou está descontente com a iluminação dos ambientes de casa ? De acordo com Laura, a dica é investir em objetos e móveis soltos, que possam ser facilmente realocados e removidos. “São peças que com certeza poderão ser utilizadas em outra morada, ou seja, o investimento não será perdido. A mesma coisa é a iluminação: opto sempre por luminárias que sejam esteticamente atraentes, mas que, no caso de mudança, podem ser facilmente transportadas”, afirma a designer.
Os móveis, porém, não servem apenas para enfeitar ou mudar a cara dos ambientes onde são instalados. Estantes altas e estilosas – como as que são divididas em nichos que podem ser decorados – viram ótimos divisores de ambiente. Se você mora em um apartamento pequeno e não tem uma parede para separar o quarto da sala ou quer esconder um cantinho do qual você não gosta muito, aposte nesses móveis para formar as divisórias.
Outra opção interessante para criar uma divisão entre ambientes sem precisar construir uma nova parede é utilizar um biombo. Existem diversas estampas, tamanhos e acabamentos para a peça, desde os alegres até os mais rebuscados e sofisticados, basta escolher o que se adeque melhor ao resto da decoração.
Escondendo a bagunça
Alguns locadores não permitem a modificação de móveis que já estão no ambiente, como gabinetes de banheiros e cozinhas. Se eles não forem do seu agrado ou não tiverem portas, uma dica é instalar uma cortininha colorida que combine com o restante da decoração. Dessa forma, seus pertences não ficam à mostra e você facilmente muda o visual do ambiente.
Além de poderem ser utilizadas abaixo das pias de cozinhas e banheiros, elas também combinam com lavanderias.
Leia também: Veja como utilizar madeira em cômodos molhados da casa
Enfeites
Outra dica que Laura dá para quem quer refazer a decoração de um imóvel sem ser invasivo é o uso de enfeites e arte em geral. “As obras de arte são excelentes para tornar um espaço único e refletir ainda os gostos e interesses de quem vive naquela moradia”, afirma a designer. Murais de fotos, porta-retratos, quadros, pôsteres e outros objetos como lembrancinhas de viagens, cristais e plantas são ótimas alternativas para dar uma nova cara ao ambiente.