Tamanho do texto

Ir ao mercado nem sempre é uma atividade prazerosa, mas muito necessária, por isso, veja algumas dicas cruciais para economizar nas compras

Todo mundo precisa fazer compras de supermercado, e é sempre bom economizar ao comprar as comidas de casa e produtos de limpeza, que são imprescindíveis no dia-a-dia.

Casa sustentável ajuda a economizar

Para gastar menos nas compras é preciso de organização. A personal organizer Cris Farias dá algumas dicas simples e práticas para gastar menos no mercado e não desperdiçar itens já comprados.

Já que fazer compras é inevitável e muito necessário no dia-a-dia, veja dicas para economizar
shutterstock
Já que fazer compras é inevitável e muito necessário no dia-a-dia, veja dicas para economizar


Fazer uma lista de compras

Saber o que você precisa comprar é imprescindível para economizar. Por isso, a principal dica da organizadora pessoal é: fazer uma lista de compras – e lembrar de levá-la sempre que for fazer compras.

Veja mais dicas para fazer uma lista de supermercado inteligente .

Organizar a despensa

“Não adianta nada fazer uma lista se você não tem uma despensa organizada”, explica Cris. Ela diz que a despensa ou o armário de guardar alimentos deve ser um termômetro para as compras: “Ao olhar, você deve ter uma visão clara de tudo o que tem, saber o que está faltando e o que tem em excesso”.

Para organizar bem a sua, Cris dá algumas dicas: a primeira é separar por categorias. “Não misturar enlatados com saco de arroz e feijão”, exemplifica. Os itens iguais devem ser agrupados em fila, assim um alimento não corre o risco de ficar escondido atrás de um item diferente e ficar esquecido lá até vencer.

Para não deixar os alimentos passarem da data de validade, sempre coloque na frente o exemplar do produto que vai vencer primeiro. E as mesmas dicas devem valer para a organização dos produtos de limpeza na lavanderia, alerta Cris.

Fazer compras com regularidade

A frequência das idas ao supermercado também são um fator chave para a economia. Especialistas recomendam que se faça compras com mais regularidade – semanais ao invés de mensais, por exemplo.

O motivo? De acordo com a organizadora pessoal, ao fazer compras apenas uma vez ao mês, você acaba comprando um estoque maior do que precisa, e há o risco de sobrar produtos que podem vencer. “Se você sai da rotina no meio do mês – uma pequena viagem por exemplo – acaba não consumindo tudo, explica ela.

Além disso, Cris relata um fenômeno que acontece principalmente com produtos de limpeza: “Quando você vê que tem em abundância, acaba gastando mais”.

Aproveite as pequenas compras que você precisa fazer com regularidade, como a de folhas, frutas e pães, e compre outros alimentos que você precisa – sempre com uma lista à mãos para ter certeza do que vai colocar no carrinho.

Não ir ao mercado com fome

Ir ao mercado com fome é uma das maiores armadilhas para se gastar mais. “Com fome, você acaba crescendo os olhos em alimentos que não são tão importantes e gastando dinheiro”, conta a organizadora pessoal.

Não levar crianças

8 maneiras de economizar quando se tem filhos

Outra armadilha é levar os pequenos às compras. Além de acabar gastando mais dinheiro, por conta das guloseimas pedidas pelas crianças, e tempo para lidar com eles, Cris lembra que o excesso de doces pode fazer mal à saúde dos pequenos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.