Tamanho do texto

A lista de compras é uma ótima forma de economizar tempo e dinheiro ao ir ao mercado. Veja dicas de uma profissional para fazer uma ótima lista

A lista de compras é um hábito muito antigo. O que antes era um simples papel, arrancado de um bloquinho qualquer, hoje evoluiu e está presente como quadros de acrílico, ímãs de geladeira e até aplicativos.

8 maneiras de economizar quando se tem filhos

A lista de compras é uma maneira de economizar tempo e dinheiro no mercado
shutterstock
A lista de compras é uma maneira de economizar tempo e dinheiro no mercado

Além de auxiliar na organização pessoal dos itens de casa, a lista de compras pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro na hora de ir ao mercado. Para isso, é preciso fazer uma lista inteligente.

A organizadora pessoal Cris Farias dá algumas dicas simples para otimizar a lista e tornar o dia-a-dia e as compras no mercado mais práticos e inteligentes

Fácil acesso

A dica principal da organizadora pessoal é um hábito antigo: montar uma lista de compras. “É importante que a pessoa tenha em algum lugar de fácil acesso a lista de mercado”, explica Cris. Deixar um quadro como imã de geladeira, ou um bloquinho na mesa é essencial para anotar tudo o que estiver faltando.

Cris ainda explica que se é uma coisa que você não pode ficar sem – como papel higiênico ou café, para algumas pessoas – anote o produto na lista assim que você abrir o último pacote que tem em casa. Assim, o item nunca faltará!

Sempre levá-la

Com a lista feita, é preciso lembrar de levá-la sempre , todas as vezes que você for ao mercado, nem que seja apenas para “dar uma passadinha”. “Se vai sem lista, você não sabe o que precisa, passa por todas as gôndolas e compra itens desnecessários”, explica a profissional.

Outra consequência de ir às compras sem uma lista é o desperdício , como explica Cris: “As pessoas não sabem o que tem em casa, e toda vez que vai acha que está faltando um produto. Chegando em casa, percebe que já tinha, e pode até estar vencendo. Então, acaba perdendo o produto e gastando dinheiro à toa.

Compra por impulso atinge 85% dos consumidores

Organizando a lista

É preciso de organização também na lista. A profissional sugere que, ao ter a versão final da lista, logo antes de ir ao mercado, ela seja elencada por categoria.

Tudo o que é de geladeira junto, todos os produtos de limpeza, um em seguido do outro, por exemplo. “Assim você anda nas gôndolas de forma organizada, vai buscar e comprar tudo naquela categoria de uma vez", explica Cris sobre o método que economiza tempo, dinheiro e até calorias– já que diminui as tentações de passar várias vezes pela estante dos chocolates, por exemplo.

Física ou em aplicativo

A tecnologia auxilia em diversos aspectos, mas será que até na lista do mercado? Cris explica que se você mora sozinha, ou se você é a única pessoa que cuida dos mantimentos da casa, o aplicativo pode, sim, ser a melhor opção, assim se você decide ir ao mercado quando estiver saindo do trabalho, ela já estará com você.

Por que um homem deu R$ 250 a mulher que fazia compras no supermercado?

Já se você tem uma funcionária em casa, ou divide com alguém a função de cuidar das compras, a lista de compras física é a melhor opção. Em uma lista única e de fácil acesso para todos que usam as coisas, todos da casa podem anotar quando abrirem a última embalagem de qualquer item.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.