Com a proximidade do último mês do ano, dezembro, não tem como deixar de lembrar do Natal. Uma das datas mais festivas do ano exige uma decoração à altura. Mas por serem itens que só usamos uma vez ao ano, acontece, muitas vezes, de a decoração de Natal ficar sempre com a mesma cara.
Leia também: Decoração de Natal com caixa de papelão, rolo de papel higiênico e taça de vinho
"Vejo uma grande vontade das pessoas em fazerem coisas mais despojadas, simples, mais de acordo com a situação financeira que a gente está vivendo", diz a decoradora Amelinha Amaro, da loja Divino Espaço, que diz não acreditar em tendências específicas para cada ano na decoração de natal .
Para ela, a crise ecônomica é uma oportunidade de fazer coisas mais criativas e que custem menos. Ela afirma que dá para usar o que você tem em casa - mesmo que não tenha relação aparente com o Natal - para enfeitar o ambiente.
Guirlanda
Tem uma só guirlanda de Natal e já cansou de usar o mesmo enfeite da porta por anos e anos? Amelinha tem uma dica para renová-la: "Você desmonta a guirlanda e pode montar de novo até com as mesmas coisas, mas ela vai virar um enfeite diferente".
Outra ideia é acrescentar coisas simples na decoração da porta: pinhas, frutas artificiais, bolas e laços coloridos são algumas das ideias de Amelinha. Na imagem da direita, a guirlanda é toda composta por novelos de lã.
Você também pode tentar fazer do zero, em casa, um enfeite para a sua porta e, se quiser sair do comum, a decoradora sugere fugir das coisas "certinhas e simétricas": "Ao invés de fazer toda a guirlanda, faz só a parte de cima, com bolas, por exemplo.
Árvore de Natal
A árvore de Natal é uma tradição. Grande, pequena e com as mais diversas decorações, ela precisa estar presente na decoração da casa para esperar a data especial.
Bolas são os enfeites mais tradicionais para uma bela árvore. E se você está cansada de sempre usar as mesmas, a decoradora também ensina a renová-las: "Pegue as bolas que você já tem e encape com um tecido ou papel bacana". Ela ainda sugere revestir com papel estampado, barbantes ou purpurina - a atividade pode ainda ser lúdica e envolver a família toda no processo.
Além das bolas, compre uma fita e faça laços para decorar sua árvore.
Outras ideias
Apesar de considerar o Natal uma festa tradicional, Amelinha não acredita que a decoração deve ser sempre nas cores verde e vermelho: "Eu adoro Natal verde vermelho, mas ele pode ser azul, branco, prateado ou dourado". Usando outras cores, você também pode aproveitar alguns itens para deixar sua casa também decorada para o Reveillon.
Leia também: Invista nas cores certas para ter sorte em 2015
Plantas e flores são ótimas ideias de decoração de Natal, segundo a decoradora, mas você pode usar outras coisas criativas. Pendurar "floquinhos de neve" de papel são uma alternativa para curtir um Natal mais invernal, como no hemisfério norte. Ou, para deixar a casa mais colorida, coloque luzinhas dentro de uma garrafa: o trabalho é simples e o resultado é maravilhoso!