Tamanho do texto

Freestanding ou de embutir? Saiba quais são os prós e contras de cada modelo de banheira antes de decidir pela sua e relaxar no banho

Tomar um banho depois de um dia cheio de trabalho é super relaxante e revigorante. Apesar de qualquer banho de chuveiro ter a mesma função, muitos sonham com um banho de banheira, para mergulhar todo o corpo em uma água morna e distrair a cabeça por alguns minutos logo depois do trabalho ou antes de dormir.

Qual o box ideal para seu banheiro?

A banheira ainda é conhecida como um item muito caro, que é privilégio de poucos, mas a realidade mudou e ela está mais acessível, com alguns modelos que podem caber em seu bolso e banheiro ao mesmo tempo.

Se você acha que as banheiras são todas iguais está muito enganado, é o que esclarece logo de cara a arquiteta Elaine Fonseca, representante da Doka Bath Works. Cada uma tem seus prós e contras, que precisam ser analisados antes de escolher o modelo correto e mais adequado para sua realidade. Existem dois tipos principais: a de embutir, ou a chamada freestanding. Conheça mais sobre eles abaixo.

Banheira de embutir

A banheira de embutir requer mais custos e trabalho para a instalação
Divulgação
A banheira de embutir requer mais custos e trabalho para a instalação

Como o próprio nome já diz, este artefato é embutido e instalado em um local específico de seu banheiro. “Por isso, não dá para o morador tirar e levar para outra casa, por exemplo”, explica Elaine. Entre as desvantagens deste modelo de alvenaria está o fato de demandar uma grande reforma no banheiro para sua instalação e eventual desinstalação. Segundo a arquiteta, este processo leva vários dias, além de exigir diversos profissionais como: eletricista, encanador e pedreiro, “o que eleva demais os gastos envolvidos”.

A grande vantagem deste modelo está em sua variedade e personalização. Você pode encontrá-las de diversos tamanhos: para duas, quatro e, para os que contam com um espaço maior, até 8 pessoas. Os ofurôs – geralmente redondos e maiores – também são encontrados nesse modelo, para embutir em algum lugar.

"Banho escocês" é técnica para acabar com o sono pela manhã


Banheiras freestanding

A banheira freestanding é um modelo mais prático
Divulgação/Doka Bath Works
A banheira freestanding é um modelo mais prático

O nome pode parecer um pouco complicado, mas trata-se apenas daquele modelo solto, já bastante conhecido. Seu preço é geralmente mais alto do que a de embutir na hora de comprar, mas entre as vantagens dela está não precisar fazer grandes reformas no momento de posicioná-la no banheiro. Para isso é preciso que você analise bem o espaço que tem disponível e avalie também o custo benefício, levando em consideração o valor que gastaria com a contratação de profissionais na reforma.

Pode tomar banho de banheira durante a gravidez?

Elaine ainda diz que este tipo de banheira evita problemas com vazamento, por não necessitar de um sistema de canos específico. Além de poder ser colocada em lugares além do banheiro. Use a criatividade!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.