Tamanho do texto

Arquiteta Elaine Fonseca e mais especialistas ensinam a usar cor, textura e acessórios nas paredes e criar um novo clima no ambiente

A casa tem parede branca por todos os cômodos: sala, quarto, cozinha... Decidiu que é hora de mudar e colocar um pouco mais de cor e textura nos ambientes? Conversamos com a arquiteta Elaine Fonseca e outros especialistas para montar um passo a passo para você mudar o clima da casa. 

Mesa lateral: veja formas criativas de decorar a casa com o móvel

Quadros dão uma cara nova para a parede
Divulgação/Henrique Queiroga
Quadros dão uma cara nova para a parede

Decidir decorar a parede  para quem nunca teve cores nos cômodos pode gerar algumas dúvidas. É melhor já sair pintando ou usar um papel de parede? Ou vale mais pena investir apenas em quadros? As respostas são bastante pessoias, mas diversas dicas gerais podem ajudar. 

Primeiro passo

"Todo início de decoração é sempre cheio de dúvidas, mas o primeiro passo é olhar com carinho o que você já tem e que não sairá dessa nova decoração. Uma bonita decoração é o resultado de um ambiente harmonioso: onde o todo conversa com as partes", fala Elaine. 

Combine a cor com a decoração e sua personalidade
Divulgação/Vestcor
Combine a cor com a decoração e sua personalidade

Para isso, veja qual o estilo do cômodo da casa. "Se sua ambientação atual for mais para o clássico, é aconselhado um delicado papel de parede numa das paredes da sala de jantar ou na principal, onde está o sofá. Se o estilo for mais para o moderno, uma cor alegre e descolada dará o toque diferenciado na sua decoração", indica a arquiteta. 

Se quiser ousar menos, a cor branca pode ser mantida e o colorido deve vir de quadros , colocados de maneira assimétrica, e nichos. Se não quiser furos, a arquiteta Carmem Calixto sugere apoiar os quadros em mesas ou estantes. A ideia é ótima para apartamentos alugados, nos quais geralmente o morador não quer mexer muito. 

Aí é soltar a criatividade. Segundo a designer de interiores Iara Santos, é interessante misturar tamanhos de quadros e tipos de moldura. Ela ressalta que os quadros nem precisam combinar entre si, mas devem traduzir a personalidade dos moradores da casa. 

Inspire-se com ideias criativas de decoração com estantes de livros

Quero pintar

Se essa for a sua escolha, a arquiteta sugere optar por uma cor em função da decoração atual do ambiente. "Isso quer dizer que se você tiver um bonito quadro, escolha uma cor que esteja nele e brinque com essa cor, em degradée nas almofadas, por exemplo, o efeito é muito bonito", explica. 

A vantagem dessa opção é poder mudar de cor sempre que quiser e, assim, seguir tendências. "Atualmente as cores da moda são o rose quartz e o azul serenity. Ano que vem provavelmente serão outras cores", diz Elaine. 

Prefiro o papel parede

Utilizar esse material também tem suas vantagem porque ele pode dar cor e textura ao mesmo tempo, tornando a aplicação bem mais prática do que todo o processo de fazer uma textura e, depois, pintar as paredes da casa. 

Se enjoar, pode retirar, mais aí terá mais trabalho do que simplesmente pintar de novo quando cansar da cor. "Não é recomendável colocar um papel de parede sobre outro. Atualmente, o mercado oferece um papel que pode ser reaproveitado diversas vezes, sem estragar e ou deixar com cara de antigo. Esses novos papéis podem ser pintados, fazendo com que caso o morador se canse daquela cor, não há necessidade de tirar o papel", comenta. 

Papel parede já pode ser pintado e lavado
Divulgação/Vestcor
Papel parede já pode ser pintado e lavado


Como escolher a cor?

"A parede que deve ganhar essa cor ou destaque deve ser a principal da sala de estar, onde fica o sofá maior ou uma das paredes da sala de jantar, o restante deve continuar branco", orienta Elaine. 

Mas cada cômodo tem uma conceito diferente. "Por exemplo: um quarto de um bebê fica corretíssimo com cores pastéis, já o quarto do adolescente vai acompanhar o gosto pessoal desse jovem. No quarto do casal, invista em cores sóbrias e relaxantes, perfeitas para o repouso do casal ao final do dia. O quarto da TV deve acompanhar as cores da sala, já que é uma pequena extensão desse ambiente", resumi a profissional. 

Outros detalhes são importantes e o piso também interfere na escolha das cores. "Quando o piso é escuro, devemos dar leveza à decoração com cores mais claras e suaves. Se o piso for claro, então podemos ter maior liberdade para escolhermos móveis com madeiras mais escuras e até objetos mais coloridos".

Texturas

Segundo Elaine, os conceitos sobre as texturas também mudaram. Antes, elas eram comuns apenas ao lado externo da casa, como na área de jardim ou piscina. "Hoje, o mercado oferece texturas que imitam o linho, madeira, jeans e até camurça. Essas novas texturas permitem que o morador possa mudar e fazer algo bem diferente na parede sem precisar gastar muito ou quebrar de fato a parede", afirma Elaine. 

Efeito madeira combina com uma decoração rústica
Divulgação/Vestcor
Efeito madeira combina com uma decoração rústica


Ela ainda dá um exemplo, seguindo uma linha mais rústica. "Ao invés de colocar a madeira maciça na parede, apostar em uma textura que imite é o caminho mais prático, barato e que possui também um visual bem bonito. Além disso, hoje as texturas podem ser feitas sem ajuda de um profissional, se a pessoa tiver todos os materiais corretos. É possível encontrar no mercado todos os acessórios para realizar a textura", detalha a arquiteta.

Quadros e mais

Misture os tamanhos e tipos de quadros
Divulgação/Henrique Queiroga
Misture os tamanhos e tipos de quadros

Acessórios como quadro ou nichos podem incrementar as paredes brancas e também as coloridas e com textura. "A textura com cor é um detalhe que dá vida a qualquer ambiente e tem a vantagem de não atrapalhar a colocação de outros detalhes sobre ela. No caso de quadros, procure colocar uma moldura larga e branca nele para separar a parede da imagem da tela do quadro e ambos não brigarem entre si. Prateleiras e nichos também são bem vindos e, para ter harmonia, preocupe-se com a proporção", explica Elaine. 


    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.