Tamanho do texto

Primavera remete a um clima leve, romântico e alegre. Arquiteta dá dicas decoração para levar essa atmosfera para sua casa

Bem-vindo à primavera! A estação tem um clima alegre, romântico e muito leve. E você pode levar essa atmosfera para a decoração de sua casa com flores , mas também há outras diversas opções para seu ambiente. 

Tudo sobre casa

Decoração faz a casa entrar no clima da primavera
Divulgação
Decoração faz a casa entrar no clima da primavera


Segundo a arquiteta Elaine Fonseca, a primavera  pede tons pastéis e suaves e o rosa quartz e o azul serenity são as cores dessa estação. "Ambas remetem a paz e a tranquilidade, diminuindo o estresse e trazendo um ar retrô, tão em moda atualmente", afirma. "Mas outras cores também podem ser adicionadas, quebrando um pouco essa calma e trazendo a alegria. Aposte no peach echo e o buttercup, que seriam o laranja e o amarelo em tons suaves, e por último um toque da cor marsala", completa a profissional. 

O ar retrô também combina com a estação, afirma Elaine. "Pode ser traduzido por móveis antiguinhos repaginados, tapetes com estampas geométricas, geladeiras com aspecto antigo e a volta surpreendente do tricô e do crochê, que podem estar presentes numa almofada, na peseira na beira da cama e até cobrir uma poltrona inteira. O importante é traduzir os anos 70 e 80 em objetos, cores e tecidos, trazendo o clima intimista desse período". 

Almofadas renovam o ambiente
Divulgação/Etna – Silk-ka
Almofadas renovam o ambiente


Tendências anotadas? Mãos à obra para mudar a decoração!

Flores e mais

Flores artificiais também alegram o ambiente
Divulgação/Etna – Silk-ka
Flores artificiais também alegram o ambiente

Não tem como pensar em primavera e não lembrar logo de cara de flores. Elas não aparecem sozinhas na decoração. "O ideal é que tenhamos ao nosso redor cores vivas e alegres, deixando todo o colorido para as personagens principais dessa época:  as flores, que podem vir acompanhadas por pássaros e borboletas criando assim, um clima leve e, ao mesmo tempo, animado, com muito frescor e simplicidade", sugere a arquiteta. "Caso seja alérgico, opte por flores permanentes. Atualmente, com as novas tecnologias, quase não conseguimos distinguir o que é real e o que não é real, então vale a dica". 

Invista em uma decoração diferente: deixe o encanamento à mostra e inove

Para quem prefere outras referências, a profissional também tem outras indicações. "Pássaros, borboletas, abelhas, coelhos e frutas também remetem a todo esse clima, trazendo a primavera para dentro de casa. Para isso, distribua essas imagens em almofadas, quadros, mantas e até em livros sobre o assunto, colocados na mesinha de centro, por exemplo", diz Elaine.

Cômodo por cômodo

Elaine ainda dá dicas de como deixar cada ambiente da casa com esse clima primaveril. 

Sala: "Escolha  uma linda coleção de pequenos terrários cheios de cor, expondo-os na mesa de centro, na mesa lateral ou até na mesa de jantar", diz. Também opte por almofadas com estampas florais. 

Escolha os melhores produtos ao fazer uma instalação elétrica e não passe sufoco

Quarto: "As flores podem aparecer em um lindo jogo de lençol, uma delicada composição de quadros ou um criativo adesivo, fácil de colocar e fácil de tirar, dando aquele toque personalizado ao ambiente".

Cozinha: "Pequenos arranjos colocados em vasos ou recipientes reutilizáveis são uma boa ideia. Já pensou em fazer também uma horta?"

Banheiro: "Essências farão facilmente o ambiente entrar no clima perfumado dessa estação, que podem ser adicionadas a uma pequena bandeja com flores secas, dando o toque delicado da estação. Além disso, utilizar cores marcantes em peças como cubas, toalhas e banheiras é o caminho certo para acertar na decoração viva que tem que ser".

Uma banheira colorida muda completamente a cara do seu banheiro
Divulgação/Doka
Uma banheira colorida muda completamente a cara do seu banheiro


Para gastar pouco

Se a grana estiver curta, Elaine indica garimpar objetos antigos em casa e repaginá-los com a cara da primavera. "Uma dica é aproveitar molduras que você já tenha em casa, dar uma pintura por igual na cor branca, colocando a seguir imagens de flores, pássaros, borboletas. Qualquer ambiente da casa com essa composição entrará, no clima dessa estação do ano", finaliza.

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.