Tamanho do texto

Entre os tantos tipos de vassouras, é possível errar no momento de escolher qual o tipo mais adequado para ambiente e causar danos no chão

As vassouras são itens indispensáveis para a limpeza da casa. Todos os cômodos - antes de serem limpos com água, sabão ou qualquer outro produto químico - necessitam ser varrido, para que as sujeiras maiores sejam retiradas. E em alguns pisos – como o de madeira – varrer é o único cuidado de limpeza necessário e permitido.

Existem diversas variações de vassouras e se elas forem mal utilizadas, podem provocar danos no chão da casa . Consultamos fabricantes para descobrir quais são os tipos de vassouras mais adequados para cada piso . Confira algumas dicas.

Vassouras de pelo são as indicadas para pisos de madeira ou laminado
Divulgação/Etna e Bettanim
Vassouras de pelo são as indicadas para pisos de madeira ou laminado


Madeira e laminados

As áreas de piso de madeira ou laminado – constituído de lâminas de madeira – geralmente são os cômodos internos da casa: sala e quartos . Este é um tipo de piso dos mais sensíveis, que pode riscar com facilidade. Por isso, para evitar possíveis danos no chão destes ambientes, o ideal são as vassouras mais leves, ou seja, as de pelos. De acordo com os fabricantes, podem ser aquelas feitas de pelo sintético ou natural.

Se o piso for de madeira natural, a vassoura é o único cuidado de limpeza já que, segundo Israel Rodrigues de Lima, da madeireira Dupará, em hipótese nenhuma deve-se aplicar produtos químicos – como álcool ou querosene – nem mesmo um pano úmido . Já se o piso for laminado, o pano úmido é permitido e auxilia na limpeza após varrer .

Piso frio

Em ambientes como banheiros, cozinha e varandas tradicionalmente se coloca piso de cerâmica ou   porcelanato . Conhecidos como “piso frio”, ambos são muito parecidos, apenas o processo de fabricação deles difere um pouco. A cerâmica é mais delicada, enquanto o porcelanato, mais brilhante e resistente.

Apesar da pequena diferença, os cuidados com estes dois tipos de piso são iguais. Eles são um pouco menos delicados que os de madeira, mas podem também ser limpos com as vassouras de pelos . Mas além desta variação, aos pisos frios acrescenta-se a possibilidade de realizar a limpeza com vassouras de piaçava sintética .

Após varrer, o indicado é passar um pano molhado com detergente neutro no chão e esperar secar completamente para evitar manchas

Área externa

Para limpeza pesada, em áreas externas, as vassouras indicadas são a de piaçava sintética e o esfregão
Divulgação/Pincéis Atlas
Para limpeza pesada, em áreas externas, as vassouras indicadas são a de piaçava sintética e o esfregão

Por serem mais rústicas, as vassouras de piaçava sintética também podem ser usadas em áreas externas, como quintais de pedra e até calçadas, para dar a primeira varrida. No caso de uma limpeza mais pesada, principalmente quando se usa água e sabão nas áreas externas, é indicada a vassoura do tipo esfregão .


    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.