Tamanho do texto

O pequeno banheiro para visitas pode parecer maior e até garantir mais privacidade a seus usuários com algumas dicas de decoração

O lavabo é um local geralmente bastante visitado na casa, principalmente se você costuma receber os amigos. Ele fica ali, perto da sala ou de outra área social, é pequeno - menor se ainda se estiver em apartamento pequeno - e muitas vezes não é prioridade na hora da decorar a casa 

Mas a decoração é essencial para que o lavabo pareça maior e aconchegante para seus convidados, já que esse banheiro sem chuveiro pode ser um ponto chave da casa, principalmente durante um evento social ou reunião de família. 

Entre as dicas cruciais para aumentar qualquer cômodo está o espelho . Nos pequenos banheiros, aposte nos espelhos grandes. Colocados de uma extremidade à outra da parede na qual foi instalada a pia, eles podem até duplicar o tamanho do banheiro em sua aparência.

Espelho de uma extremidade à outra da parede e estampa geométrica dão sensação de um lavabo maior. De Fabrício Forg
Divulgação
Espelho de uma extremidade à outra da parede e estampa geométrica dão sensação de um lavabo maior. De Fabrício Forg

Outro truque legal, dado pela designer de interiores Adriana Fontana, serve não apenas para dar a sensação de que o lavabo é maior, mas também para que a circulação de seu convidado seja mais fácil e confortável. O segredo é instalar o vaso sanitário e a bancada da pia na mesma parede, especialmente nos banheiros estreitos.

As cores claras também são boas dicas para expandir qualquer cômodo. Já comuns em banheiros, no caso dos de visitantes, elas trazem um ar mais leve e podem fazer com que ele pareça ainda maior.

Papel de parede não está descartado. Além de dar um toque especial na decoração,  cada estampa pode proporcionar um efeito diferente em seu lavabo. Listras na vertical, por exemplo, alongam o ambiente – assim como nas roupas, quando deixam o corpo mais alongado –, e estampas geométricas, que potencializam o efeito de aumento do ambiente quando são colocadas em frente ao espelho.

Os papéis de parede também têm outra função muito útil: a vedação acústica. Por estar perto da sala e dos outros convidados, é importante tentar impedir que os barulhos que aconteçam no lavabo saiam de lá. A designer de interiores Iara Santos afirma que essa é uma opção “simples, rápida e até mais bonita” de vedação. Outra opção que Iara sugere para tentar isolar acusticamente o cômodo é colocar painéis de madeira nas paredes.

Não encha a bancada com  itens de decoração
Divulgação
Não encha a bancada com itens de decoração

A porta de correr é uma ótima alternativa para economizar espaço. “Assim não é preciso se deslocar sobre o vaso para conseguir fechar a porta”, explica Liliana Zanaro, designer de interiores.

Entretanto, se o seu objetivo maior é a vedação de sons, a arquiteta Isabela Canaan recomenda as portas tradicionais.

Iluminação é essencial. Feita da maneira correta, ela contribui para a expansão aparente do ambiente por deixá-lo mais claro. Uma dica é colocar luzes atrás do espelho.

Outro cuidado necessário é com os acessórios decorativos no lavabo. Com pouco espaço, poucos enfeites são recomendados. Decore apenas com o essencial para parecer que tem espaço sobrando.