Tamanho do texto

Estudo recente aponta que tirar fotos de seu corpo enquanto estiver em dieta ajuda a manter a motivação em alta

Quantas vezes você já não viu por aí aquelas montagens de antes e depois de pessoas que perderam peso? Recentemente, cientistas comprovaram que essas fotos ajudam na dieta. Fazer registros do próprio corpo é uma maneira de se manter motivado durante a dieta, afirmam especialistas. 

Kall Medrado antes de perder 150 quilos e depois da dieta. Clique na foto e relembre a história da cantora
Arquivo pessoal


Pesquisa recente conduzida por Elías Kuzmar Daza, da Universidade de Alicante, na Espanha, aponta os benefícios de acompanhar o processo de emagrecimento com fotos. No estudo, além das imagens semanais dos voluntários, foram feitos diários sobre alimentação e exercícios e medidas corporais. A pesquisa durou 16 semanas e contou com pessoas entre 16 e 72 anos que estavam em dieta, acompanhadas por profissionais. No total foram 271 participantes, sendo 233 mulheres. 

Ao final do período, 71,3% dos voluntários conseguiu alcançar a meta de redução de peso, enquanto 83,7% reduziu medidas na cintura. E a redução dessa medida, que é facilmente notada ao se olhar nos espelho ou tirar uma foto, por exemplo, foi um fator de motivação a mais para seguir no programa alimentar. 

Natália antes da dieta e com a mesma roupa depois dos 22 dias. Shorts já estava bem mais largo
Arquivo pessoal


A maioria dos pacientes se sentiu mais empolgado com a dieta ao ver as mudanças no corpo do que ao saber que estavam lidando com problemas de saúde como colesterol alto, diabetes ou doenças cardíacas. Por isso as fotos podem ser aliadas na dieta. "O que os pacientes procuram são imagens que mostrem a evolução, e não apenas números frios", disse a médica Mercedes Rizo Baeza ao jornal britânico "Daily Mail". 

Por aqui, mulheres que já contaram suas histórias de superação ao iG comprovam os resultados das pesquisas. Natália Ferreira, engenheira agrônoma, 27 anos, perdeu peso e medidas com a dieta da Beyoncé . Segundo ela, as fotos ao longo dos 22 dias de dieta foram uma excelente forma de motivação. 

Daniella Boechat, 30 anos, emagreceu fazendo exercícios em casa  e controlando a alimentação. Ela conta que não era fanática por fotos, mas que as imagens também foram suas aliadas. "Às vezes, olhando só no espelho, não percebemos muito as mudanças e quando tiramos fotos e colocamos uma do lado da outra é que nós reparamos o quanto ja perdemos", comenta. 

Antes e depois de Daniella
Arquivo pessoal
Antes e depois de Daniella






    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.