Cabelos com curvatura precisam de atenção especial na hora de fazer umectação
FreePik
Cabelos com curvatura precisam de atenção especial na hora de fazer umectação


A umectação é uma das práticas mais eficazes quando o assunto é nutrição capilar. A técnica de aplicar óleos vegetais nos fios ainda gera dúvidas, principalmente em relação ao modo de aplicação, momento adequado e aos produtos indicados para cada tipo de cabelo. É preciso entender que esse procedimento pode, e deve, ser adaptada a cada tipo de cabelo, incluindo os fios ondulados, cacheados e crespos, respeitando suas curvaturas e necessidades específicas.

Joyce Santos, especialista em cabelos com curvatura, do salão Pelle Capelli, explica que o objetivo é repor lipídios, selar as cutículas e manter a hidratação natural do cabelo.

“Nos cabelos com curvaturas 2 (ondulados), 3 (cacheados) e 4 (crespos), a oleosidade natural tem mais dificuldade em percorrer o fio. Por isso, essa reposição por meio da umectação é ainda mais importante. Além de nutrir profundamente, o óleo ajuda a formar uma película protetora contra o ressecamento e contribui na definição dos cachos” , alerta. 

Umectação mantém a hidratação dos cabelos com curvatura, mas requer alguns cuidados ao aderir a prática
Reprodução/freepik
Umectação mantém a hidratação dos cabelos com curvatura, mas requer alguns cuidados ao aderir a prática


A especialista aponta que os melhores óleos para a técnica são os de coco, que penetra nos fios e é um ótimo aliado para os cabelos ressecados; óleo de rícino que fortalece e estimula o crescimento; óleo de argan é ideal para pontas ressecadas, tem ação antioxidante e o óleo de abacate, que é rico em vitaminas A, D e E .

“É importante reforçar que, ao contrário do que muitos pensam, nem todo óleo pode ser usado puro no cabelo. Alguns precisam de um condutor, como um condicionador ou creme de pré-poo, para que não causem acúmulo nas cutículas e deixe o cabelo pesado” , destaca a especialista. 

Outra etapa fundamental para a profissional está na hora da remoção correta do óleo, preferencialmente com umectação reversa, aplicando creme e enxaguando antes do shampoo, ou com a técnica do co-wash, que evita o ressecamento.

“A umectação sozinha não resolve todos os problemas capilares. Ela deve ser combinada com outros passos do cronograma capilar com hidratação, repondo a água, e reconstrução, que repõe massa e proteína capilar. O equilíbrio entre esses tratamentos é o que realmente transforma a saúde dos fios”, finaliza.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes