
Com a chegada do inverno, cresce também a atenção com a saúde da pele e dos cabelos. Nos dias mais frios, banhos quentes acabam se tornando parte da rotina mas, podem interferir na saúde dos fios.
Nessa época do ano, é preciso redobrar os cuidados com as madeixas e apostar em condicionadores, xampus e outros produtos capazes de manter a hidratação e a saúde dos cabelos.
O tricologista e consultor técnico da in-cosmetics Latin America, Celso Martins Júnior explicou algumas polêmicas sobre os cuidados para manter o couro cabeludo saudável durante a estação mais fria do ano. Confira:
Preciso ter cuidado com os banhos quentes?
Para o especialista, os banhos muito quentes sempre foram vilões para os cabelos. “Eles promovem disfunções da glândula sebácea, que produzem e secretam o sebo, e, por consequência, um desequilíbrio dos micro-organismos do couro cabeludo, ocasionando a oportunidade de desenvolvimento da caspa, seborreia e dermatites”, explica Celso.
O tricologista explica que o couro cabeludo é muito sensível às oscilações de temperaturas, em especial às altas e, em contato direto, prejudica da raiz aos fios. “É fácil perceber a mudança de hábitos promovida pela força do clima e questões sazonais. Os mercados apontam, por exemplo, o aumento das buscas por produtos anticaspa, quando estamos no inverno ”, diz.
A quantidade de produto, pode prejudicar o couro cabeludo?
Condicionadores, xampus, máscaras de hidratação e finalizadores estão na lista de produtos essenciais para o cuidado e proteção dos cabelos, mas nem sempre são usados da forma certa. “Cada caso, condição e tipo de cabelo, determina uma rotina e um cronograma diferente, comumente orientado por um bom cabeleireiro, terapeuta capilar ou por um tricologista” , esclarece.
Celso explica, ainda, que o impacto das baixas temperaturas, costumam acompanhar oscilações na umidade do ar, gerando modificações nos cabelos. “O clima impacta e impulsiona o ressecamento, portanto, os finalizadores, modeladores, leave-ins, leave-ons e estilizadores em quantidades indicadas por profissionais, são tão importantes para a proteção e preservação dos fios” .
Quais produtos precisam estar na rotina de cuidados com os cabelos?
O uso de tônicos capilares para cuidados noturnos vem crescendo e ocupando cada vez mais lugares nas prateleiras. O produto tem o foco direto no cuidado com a pele da cabeça, o crescimento e fortalecimento. Os óleos vegetais, também têm se tornado queridinhos entre os consumidores, como os de abacate e semente de uva.
“Eles são tecnológicos porque passam por um processo industrial complementar, produzindo novos componentes terapêuticos, a partir das propriedades naturais de cada um dos óleos. Um destaque para óleo vegetal de girassol ozonizado, que é capaz de cuidar do couro cabeludo e promover maciez e brilho, para todos os tipos de cabelos. Existem muitas formas de usá-lo” , conta o especialista.
Posso diminuir as lavagens no inverno?
No inverno, é comum que as pessoas diminuam a frequência de lavagem dos cabelos, o que pode aumentar a oleosidade e, consequentemente, acelerar a queda dos fios.
“É claro que a queda de cabelo, pode estar relacionada a uma série de motivos, mas é no inverno que ela pode ser mais percebida e isso também pode ter relação com a diminuição do cuidado com o couro cabeludo nessa estação, seja pelo frio ou por não saber como seguir com os cuidados, por isso o contato com o profissional é tão importante” , finaliza.