É possível substituir o protetor solar por base com fps?
FreePik
É possível substituir o protetor solar por base com fps?

Dá para substituir o protetor solar por base com FPS? A recomendação é não! Especialistas ouvidos pelo iG Delas garantem que não é um bom negócio trocar o protetor solar por uma base com o filtro solar, porque o nível de proteção da pele pode ser comprometido.

O biomédico mineiro Thiago Martins diz que a base com fator de proteção solar (FPS) pode oferecer algum nível de proteção, mas não é suficiente para garantir a segurança completa.

A médica Fernanda Nichelle, especialista em beleza e saúde da pele, explica que a base funciona na pele, dependendo do fator de proteção disponível, como uma barreira à luz visível, porque ela faz uma proteção de cor na pele. E o FPS presente nela, muitas vezes, pode fornecer uma proteção baixa aos raios UV.

Por que isso não é recomendado?

De acordo com Martins, o protetor solar é formulado para fornecer uma barreira eficaz contra os raios UV. A quantidade de base aplicada geralmente é insuficiente para alcançar o nível de proteção descrito no rótulo.

Outro ponto que merece destaque, segundo ele, é que os filtros solares devem ser reaplicados a cada duas horas, ou após transpiração excessiva ou contato com a água. “A grande maioria das pessoas não reaplica a base com a mesma frequência, comprometendo a proteção contínua.”

Segundo a médica Fernanda, geralmente, o protetor solar tem amplo espectro de proteção, tanto para raios UVB, quanto UVA. "Ele age de uma forma diferente, porque foi feito para proteger a pele. Já a base, foi feita para embelezar uma pele e é adicionado a essa base algum tipo de filtro. Muitas vezes esse filtro não é completo e não faz uma proteção adequada para a pele", avalia. 

Além disso, Martins  explica que, geralmente, os dermocosméticos oferecem proteção apenas contra os raios UVB. “Um filtro solar de amplo espectro protege contra UVB e UVA, ambos responsáveis pelo envelhecimento precoce e aumento do risco de câncer de pele.”

Esses produtos são especificamente formulados para resistir à água e ao suor, ao contrário de muitas bases, que podem ser removidas mais facilmente, reduzindo a eficácia da proteção solar.

O uso do dermocosmético na rotina de cuidados pode, segundo Martins, ser mantido sem comprometer a proteção solar, desde que siga algumas orientações.
“O ideal é, primeiro, aplicar o produto responsável pela proteção solar e esperar alguns minutos para que ele seja absorvido pela pele. Em seguida, aplicar a base com FPS. Isso garantirá que você tenha a camada adequada antes de adicionar a maquiagem.”

Embora a base com filtro não substitua o protetor, ela pode servir como uma camada adicional de proteção. “Vale investir naquelas que ofereçam FPS e que sejam de amplo espectro para proteção extra, além de considerar pós faciais com FPS para retoques ao longo do dia. Esses produtos podem ajudar a manter a proteção solar sem a necessidade de remover a maquiagem. Uma outra maneira de proteger a pele é usar filtro solar com cor, pois esse, além da proteção contra as radiações solares, consegue protegê-la da luz azul, emitida por eletrônicos”, finaliza o biomédico.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!