Nutrição capilar: por que é fundamental para a saúde dos cabelos?
FreePik
Nutrição capilar: por que é fundamental para a saúde dos cabelos?

Seja por meio da realização de procedimentos químicos ou pela alta exposição aos agentes externos, como calor, umidade e poluição, todos os dias os nossos fios estão propensos a perder nutrientes. Uma vez comprometida à oleosidade natural do couro cabeludo, pode acontecer abertura das cutículas e, consequentemente, mais predisposição aos sinais de desnutrição e ressecamento. Para recuperar tudo o que foi perdido pela fibra do cabelo, a nutrição, que representa uma das três etapas básicas de um cronograma capilar completo, é a aliada necessária.

Qual é a importância?

Ocupando o espaço entre os tratamentos de hidratação e reconstrução, a nutrição auxilia a preservar o manto hidrolipídico, regenera as áreas danificadas e fornece todas as vitaminas que as madeixas precisam para esbanjar vitalidade. Por meio da reposição lipídica, é possível reverter os sinais de ressecamento, como porosidade, opacidade, pontas duplas e frizz – e promover a retenção de água dentro do fio, potencializando a hidratação.

Benefícios

Além de controlar o surgimento do frizz, a nutrição também é responsável por oferecer um tratamento antioxidante aos cabelos. É capaz de reverter os danos ocasionados por radicais livres e rejuvenescer a estrutura capilar, controlando os quadros de enfraquecimento e quebra.

Nutrindo em casa

O procedimento é descomplicado e pode ser feito uma vez por semana ou conforme a necessidade individual de cada tipo de cabelo, levando em conta a porosidade e curvatura. Ainda pode ser executado utilizando uma máscara específica.

Inicialmente, as madeixas devem ser lavadas com xampu, enxaguadas e, em seguida, a máscara pode ser aplicada do comprimento às pontas. É importante massagear suavemente os fios para garantir a absorção do produto. O tempo de ação recomendado deve ser respeitado conforme as instruções da embalagem. Depois, deve-se lavar os cabelos com água fria e, na sequência, o processo deve ser finalizado conforme a rotina habitual de cuidados capilares.

Uma alternativa eficaz é realizar a umectação dos fios, utilizando um óleo vegetal de qualidade. O procedimento começa com uma massagem suave no couro cabeludo, seguida pela aplicação do óleo, desde a raiz até as pontas. Após essa etapa, é necessário cobrir os cabelos com uma touca térmica ou uma toalha quente para aumentar a absorção dos nutrientes e aguardar de 40 minutos a 2 horas. Depois do tempo de ação, os cabelos devem ser enxaguados abundantemente com água morna ou fria para remover completamente o óleo. Para finalizar, é indicado utilizar um condicionador leve a fim de selar as cutículas e manter os benefícios do tratamento por um período prolongado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!