Vocês já viram a nova tendência no TikTok envolvendo o uso seletivo de protetor solar no rosto busca que criar contornos naturais por meio de linhas de bronzeado? O objetivo, segundo as praticantes, é acentuar determinados traços, criando a ilusão de um rosto mais fino e contornado, aproveitando-se das diferenças de tonalidade que o bronzeado pode oferecer.
Apesar de parecer uma forma criativa de realçar a beleza natural, essa tendência carrega riscos significativos relacionados à saúde da pele.
Segundo explica o biomédico mineiro, mestre em Medicina Estética e professor universitário Thiago Martins , o principal problema dessa prática é a exposição desprotegida à radiação UV, que pode causar danos imediatos e a longo prazo, como queimaduras solares, envelhecimento precoce da pele e, mais seriamente, um aumento no risco de desenvolver câncer de pele.
“Além disso, pode provocar manchas, hiperpigmentação, perda de elasticidade e uma textura irregular na região.”
Alternativas seguras para fazer o contorno do rosto
Thiago conta que existem métodos seguros e eficazes para alcançar o efeito de afinamento ou de contorno do rosto sem comprometer a saúde da pele.
“Podemos falar do contorno com maquiagem, que é uma técnica amplamente utilizada que permite esculpir, definir e realçar as características faciais sem qualquer risco associado à exposição ao sol.”
Utilizando produtos como pós, cremes e líquidos específicos, pode-se criar sombras e iluminação que imitam os efeitos do bronzeado natural.
O profissional cita também os autobronzeadores como uma excelente opção. “Aplicados corretamente, oferecem um bronzeado uniforme e seguro, inclusive podendo ser usados de maneira estratégica em determinados pontos, gerando o sombreado.”
Procedimentos estéticos
Além das técnicas citadas acima, o especialista explica que alguns procedimentos, como o preenchimento com ácido hialurônico, quando aplicados em áreas específicas da face, podem fazer com que, além de mais harmônico, pareça mais fino.
“É sempre aconselhável consultar um profissional gabaritado antes de experimentar novas práticas de cuidados com a pele, especialmente aquelas que envolvem exposição ao sol”, finaliza.